Principais cidades de Andaluzia conheça o sul da Espanha

Principais cidades de Andaluzia: conheça o sul da Espanha

AndreaDicas de Viagem1 Comment

Procurando um destino para fugir do óbvio nas próximas férias? Confira as dicas e as principais cidades de Andaluzia para aproveitar ao máximo essa encantadora região do sul da Espanha. 

Sem dúvidas, um dos países mais fascinantes de toda Europa é a Espanha. Repleta por monumentos históricos, paisagens bucólicas e uma gastronomia de dar água na boca com os melhores pratos típicos da Europa, a região sul do país, conhecida por Andaluzia, vai ganhar um espaço especial em seu coração. 

Antes de prosseguir para os pontos turísticos indispensável e as dicas essenciais para aproveitar sua viagem, é importante discutir sobre a logística para chegar até lá. 

Como ir para Andaluzia?

Ir para Andaluzia não é complicado, mas pode ser um pouco cansativo para alguns turistas, já que não existem voos diretos saindo de São Paulo ou Campinas, sendo assim, você provavelmente vai precisar fazer conexão em Lisboa ou Madri antes de desembarcar no destino. 

Neste contexto, o turista brasileiro não precisa de visto para poder dar uma voltinha durante essas conexões, então você poderá conhecer um pouquinho dessas cidades enquanto espera o próximo embarque. 

No final das contas, é mais uma questão de ponto de vista do que um viés negativo que vá atrapalhar a sua viagem. Até porque, a região da Andaluzia é lindíssima, cheia de cidadezinhas adoráveis para você curtir e voltar com muitas histórias na bagagem.

Assim como em Roma, o fator histórico é muito importante para entender e interpretar as inúmeras nuances de Andaluzia também. Em sua arquitetura, por exemplo, é muito evidente o estilo árabe e romano, que resulta em construções charmosas com pátios amplos.

Por lá o clima predominante é o temperado mediterrâneo que proporciona um turismo de sol e praia aos seus visitantes. 

por-do-sol-andaluzia

O idioma mais falado é o espanhol, por isso vale a pena estar por dentro das expressões úteis em qualquer viagem internacional para não passar nenhum perrengue. 

Andaluzia é subdividida em Costa da Luz, que abrange Huelva e parte de Cádiz banhadas pelo majestoso Oceano Atlântico, Costa do Sol que engloba a outra parte de Cádiz e Málaga, Costa Tropical com Granada e parte de Almería e Costa de Almería, banhada pelo Mar Mediterrâneo. 

Para quem está afim de conhecer o interior de Andaluzia, recomendamos as belezas de Sevilha, Córdoba, Málaga e Granada.  

Principais atrações turísticas de Sevilha

sevilla

Não existe jeito melhor de começar a explorar Andaluzia do que pela capital Sevilha, já que a celebração da cultura local é bem marcante e as tradições continuam vivas ao longo do ano também. 

Quando estiver por lá, não deixe de visitar o grandioso complexo do Castelo Alcázar, tirar muitas fotos na Plaza de Toros de la Maestranza, apreciar a arquitetura de estilo gótico da Catedral de Sevilha, conhecer a torre de sino Giralda, assistir um pôr do sol às margens do Rio Guadalquivir e admirar as belezas naturais do Parque de María Luisa. 

Aproveite para assistir um autêntico show de dança Flamenca, típica da Espanha. Ir para lá e não acompanhar ao menos uma apresentação é como viajar para Buenos Aires e não contemplar um espetáculo de Tango. 

Para quem não gosta de passar calor durante as viagens, evite a cidade entre os meses de julho e agosto, quando o ar fica mais seco e as temperaturas mais elevadas.  

O que fazer em Málaga 

Berço do talentosíssimo pintor Pablo Picasso, Málaga é uma das principais portas de entrada da Costa del Sol que abriga as praias mais lindas e ensolaradas da região, como a maravilhosa Playa de la Malagueta e Playa de La Caleta. 

Além do litoral com extensão de 40 km, outro atrativo de Málaga é seu patrimônio histórico que enriquece ainda mais o lado cultural do sul da Espanha. 

Sendo assim, atrações turísticas como o Centro de Arte Contemporâneo, a Casa natal de Pablo Picasso, a Catedral de la Encarnación e o Teatro Romano são paradas obrigatórias.    

Pelo centro você poderá desfrutar de uma infraestrutura completa com bares, restaurantes e espaço para os pedestres transitarem em segurança também. 

Pontos turísticos de Córdoba 

Você já deve ter percebido que o contexto histórico é extremamente forte em Andaluzia, certo? Em Córdoba não é diferente, uma vez que a cidade foi um importante centro comercial, cultural e político do século X que até hoje preserva algumas construções emblemáticas deste período. 

Inclusive, seu centro histórico é considerado um dos Patrimônios Mundiais da Humanidade pela Unesco. Desta maneira, realizar um citytour por Córdoba é uma das maneiras mais eficientes para conhecer os costumes e entender os acontecimentos importantes da região.

Considerado como o coração da região, o bairro da Judería além de contemplar as melhores hospedagens, também abriga os pontos turísticos mais disputados. 

Quem se hospeda por lá tem a chance de percorrer diversas atrações a pé enquanto a brisa típica de Córdoba bate no rosto. 

Não perca a oportunidade de visitar um dos becos mais famosos de Juderia, a Calleja de las Flores, que leva a uma belíssima vista da Mesquita-Catedral de Córdoba. 

Apesar dela ter se tornado uma imensa catedral renascentista após a tomada pelos monarcas católicos, sua arquitetura ainda remonta traços típicos da ocupação dos mouros no século X. 

O Alcázar de los Reyes Cristianos que já serviu como morada de importantes reis católicos e prisão no passado, atualmente proporciona uma das melhores vistas para observar Córdoba do alto de uma das suas 4 muralhas. 

Após admirar a paisagem, desça ao interior do Alcázar para conhecer seu salão de mosaicos, o pátio mourisco e os banhos reais. No lado de fora ainda é possível descansar num grandioso jardim recheado de árvores, fontes e lagoinhas. 

Para aprimorar sua viagem coloque em seu roteiro a Sinagoga de Córdoba, a única de Andaluzia, a Capela de San Bartolomeu construída no séc. XIV localizada dentro da Faculdade de Artes, os Estábulos Reais de Córdoba para assistir um show espetacular de cavalos e um pôr do sol na Ponte Romana também. 

Dicas para aproveitar Granada

alhambra

Imagine um lugar que mescla as influências arquitetônicas e culturais dos mouros com o estilo de vida cigano. Imaginou? Fique sabendo que assim é Granada, uma das grandes estrelas de Andaluzia. 

A cidade é tão diferente e única que ao percorrer um simples bairro pitoresco você terá a sensação de estar visitando um exótico ponto turístico – e atrações imperdíveis é o que não faltam por lá. 

Um lugar que certamente merece sua visita é Alhambra, um luxuosíssimo complexo arborizado que engloba inúmeros palácios reais (Palácio de Carlos V e Palácios Nasridas) e espelhos d’Água da dinastia Nasrid com espaçosos pátios típicos da arquitetura islâmica, como o notório Pátio dos Leões e o emblemático Pátio de Arrayanes. 

Junto dos pomares e jardins de Generalife e do charmoso bairro árabe de Albaicín, repleto por mirantes como o Mirador de San Nicolás, Alhambra é considerada um dos Patrimônios Culturais tombados pela Unesco localizados na Espanha. 

Saiba que os pontos turísticos não terminam por aí. 

Recomendamos também que você explore os arredores da Catedral de Granada e Capilla Real, tire muitíssimas fotos no Parque de las Ciencias, conheça o Museu CajaGranada e aproveite a vida noturna em Tapas enquanto prova os melhores quitutes espanhóis. 

Granada é sem dúvidas um tesouro em meio a tantas riquezas turísticas que formam a magnífica região de Andaluzia. 

Você gostou de conhecer um pouquinho mais sobre esse cativante destino? Então continue conferindo mais dicas de viagens nacionais ou internacionais em nosso blog (https://www.portofinoturismo.com.br/blog/) e através de nossas redes sociais também! 

Outras cidades que você pode visitar em Andaluzia:

Gibraltar – Conhecida por ser um mix incrível entre o Reino Unido e Espanha. 

Cádiz – A metrópole das torres. 

Ronda – Beleza exuberante na beira de um penhasco OU O berço das touradas.

One Comment on “Principais cidades de Andaluzia: conheça o sul da Espanha”

  1. Muito útil toda a descrição que fizeram dos vários pontos obrigatórios em cada cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *