9-pratos-tipicos-europa

Culinária pelo mundo: 9 pratos típicos da Europa

AndreaDicas de Viagem7 Comments

Engana-se quem pensa que a gastronomia da Europa limita-se às pizzas da Itália ou aos croissants da França, já que os pratos típicos deste continente surpreendem com a explosão de sabores e texturas de seus principais pratos típicos.

Não é surpresa para ninguém que a Europa é uma das regiões mais simbólicos do mundo. Berço de inúmeros acontecimentos mundiais importantes, o continente também é gigante quando o quesito é comida!

Muito mais do que as pizzas da Itália, que você pode facilmente experimentar quando estiver na Toscana, ou do crepe francês encontrado pelas ruas da Normandia, os pratos típicos da Europa são um espetáculo gastronômico à parte.

Experimentar ao menos uma das comidas abaixo dará todo um toque especial para sua viagem!

1 – Strudel, Alemanha

Uma das receitas folhadas mais conhecidas da Europa, o strudel é uma torta recheada com pedaços pequenos de maçã, passas, canela, migalhas de pão e açúcar polvilhado por cima.

Em algumas regiões da Alemanha, como em Frankfurt, é comum encontrar receitas que acrescentam rum para potencializar seu sabor. Uma verdadeira especiaria alemã!

2 – Pastel de Belém, Portugal

Pastel-de-Belem

Embora seja possível saborear os famosos pastéis de belém sem precisar sair do país, quem viaja para Portugal garante que nada se compara com a chance de experimentar a receita original, que é guardada à sete chaves na Fábrica dos Pastéis de Belém em Lisboa.

O sigilo em torno desta receita é tão grande, que os mestres pasteleiros responsáveis por fazê-los assinam um termo de responsabilidade e fazem um juramento para garantir que não vão divulgá-la por aí!

Quem diria que misturar creme de nata, canela e massa folhada fosse render uma das setes melhores sobremesas do mundo, não é mesmo?

trdlo

3 – Trdlo, República Tcheca

De massa fina, crocante e polvilhada com açúcar, o Trdlo é um dos doces mais populares da República Tcheca! Semelhante ao pretzel da Alemanha, é uma guloseima de dar água na boca!

Mais fácil do que aprovar o sabor inestimável do Trdlo, é encontrar barracas ou mercados que vendem essa doce por Praga, a capital do país.

4 – Baklava, Turquia

baklava

Mais um docinho de massa folhada, o baklava é parecido com um pastel e geralmente é coberto por açúcar ou mel. O recheio pode variar entre pistache moído, nozes e avelãs.

Em qualquer lugar da Turquia você conseguirá provar essa sobremesa, especialmente em quiosques de rua que costumam vendê-los em grande quantidade.

5 – Moules Frites, Bélgica

Moules-frites

Aclamado como paixão nacional da Bélgica, o Moules Frites apesar do nome complicado nada mais é do que Mexilhões acompanhados de batatas fritas!

O modo de preparo inclui cozinhar os mexilhões em vinho branco, para intensificar o sabor dessa especiaria, uma delícia!

6 – Cocido Madrileño, Espanha

Facilmente encontrado pelos restaurantes de Madri, o Cocido Madrileño leva grão-de-bico, linguiça, frango, caldo, batata, acelga, vagem e repolho.

Além da variedade de ingredientes, esse prato também surpreende pelo valor nutricional e sabor!

7 – Torta do Pastor, Irlanda

Você provavelmente já experimentou um escondidinho nordestino, certo? Substitua o purê de mandioquinha por um de batata, e a carne seca por carne de cordeiro e este prato típico irlandês estará pronto!

Pelo país você irá encontrar várias versões da torta do pastor, inclusive opções vegetarianas também!

8 – Queijo Feta, Grécia

Queijo-Feta

Coalhado, feito com leite de cabra e ovelha, o queijo feta é um dos mais famosos da Grécia! Sua textura é um pouco granulada, o que o diferencia dos demais queijos da região.

O queijo feta serve de ingrediente para vários outras comidas do país, como a salada grega e tortas de massas folhadas, como a Tiropita, outro prato nacional da Grécia!

9 – Scones, Inglaterra

scones

Já ouviu a famosa expressão “chá das cinco”? Esse popular costume inglês tem como acompanhamento os scones, bolinhos ingleses que podem ser doces ou salgados.

Do tamanho de um cupcake, uma sobremesa típica dos Estados Unidos, os scones podem ser recheados com creme de nata, geleia de frutas vermelhas ou polvilhados com açúcar.

Então, qual destes pratos típicos da Europa mais aguçou o seu paladar? Conte pra gente e não se esqueça de compartilhar esse artigo com os seus amigos nas redes sociais também!

Aproveite para continuar nos acompanhando pelo Instagram e Facebook para não perder nenhuma dica de viagem!

7 Comments on “Culinária pelo mundo: 9 pratos típicos da Europa”

  1. Excelente cardápio. Na Suíça, seria um Fondue de queijo, moitié/moité, ou seja, meio à meio, metade Gruyère e metade Emmental. Outra sugestão seria a Raclette (menos conhecida por aqui), queijo Raclette derretido com batata cozida e picles. Os dois pratos são servidos com vinho branco ou tinto da região. Bon appétit.

  2. Pingback: 9 Principais Atrações de Roma - Portofino Turismo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *