principais atracoes istambul

Principais Atrações de Istambul

AndreaDicas de ViagemComentar

Istambul é a capital da Turquia e uma das maiores cidades da Europa. A história da cidade é milenar e sempre esteve no centro de incontáveis acontecimentos que mudaram a continuidade da sociedade. Localizada entre o Mediterrâneo e a Ásia, Istambul foi a capital do Império Romano do Oriente e do Império Otomano. Nessa época, a cidade tinha o nome de Constantinopla e, pela sua profunda importância histórica, em 1985 foi declarada como Patrimônio da Humanidade. Se você ama turismo gastronômico, histórico, cultural e de arquitetura, Istambul é uma ótima opção de viagem pela Europa, já que é considerada uma das cidades mais turísticas do continente e recebe mais de 1 milhão de turistas anualmente.

É ali que o Oriente se encontra com o Ocidente, transformando a região em uma das mais ricas coexistências de culturas do mundo. Visitar Istambul é ver com seus próprios olhos o mundo moderno com um conjunto de construções e monumentos que remontam ao ano de 660 antes de Cristo. Esta mistura entre passado, presente e futuro cria uma atmosfera única, são museus, palácios, mesquitas e parques que criam um cenário impressionante. Separamos uma lista de principais atrações de Istambul que te farão incluir a cidade no seu planejamento de viagens para os próximos anos. Acompanhe conosco a seguir:

Sultanahmet

Sultanahmet é conhecida pelos turistas por Mesquita Azul. Considerado um dos monumentos mais expressivos da arquitetura islâmica e turca do país, a Mesquita Azul foi construída em 1609 ainda pelo Império Otomano! São 8 domos azuis e 6 minaretes que possuem no seu interior mais de 20 mil azulejos e inúmeros painéis por toda a sua extensão. Com a entrada gratuita, Sultanahmet pode ser visitada por qualquer turista, contanto que estejam vestidos sob as normas da religião muçulmana. Mas não se preocupe caso não tenha ido preparado para tal, ok? Os funcionários da Mesquita estão habilitados para garantirem uma vestimenta apropriada para qualquer visitante.

Hipódromo

A Praça do Hipódromo fica bem ao lado da Mesquita Azul, podendo ser visitada imediatamente depois da Sultanahmet. Esta praça foi considerada por séculos como um dos principais pontos de encontro político e social de Constantinopla. Era ali que aconteciam as famosíssimas corridas de carruagens e lutas de gladiadores. Um dos pontos mais fascinantes da região é encontrar no mesmo lugar, a poucos metros um do outro, três monumentos históricos de enorme expressão de culturas completamente diferentes: a Coluna de Constantino, o Obelisco Egípcio e a Fonte Alemã.

Cisterna da Basílica

Invisível na superfície, a Cisterna da Basílica é o maior aqueduto da Turquia, com 336 colunas de mármore simétricas. A iluminação das colunas é um dos pontos altos da Cisterna da Basílica, com focos de luz pensados para promover uma atmosfera completamente singular. Construída para proteger Istambul de possíveis envenenamentos no abastecimento de água, a Cisterna da Basílica é aberta para a visitação em todas as épocas do ano. O clima criado no local é de tirar o fôlego, já que a iluminação é indireta, as rampas de acesso são posicionadas diretamente sob as águas e tendo duas das 336 colunas sendo representadas por cabeças da medusa.

Museu de Arte Turca e Islâmica

Localizado em palácio, o Museu de Arte Turca e Islâmica tem em seu acervo mais de 40 mil exemplares de inúmeras categorias como, por exemplo, tapetes, cerâmicas, esculturas, sarcófagos e versões do Corão. Em uma das várias salas de conservação e proteção, existe uma seção etnológica que recria a vida diária da Turquia em épocas e regiões distintas. Não deixe de visitar o terraço do Museu de Arte Turca e Islâmica, além da vista ser impressionante, o chá servido no local é um ótimo exemplar da gastronomia turca. Vale lembrar que a entrada no Museu é paga, 20 libras para cada visitante.

Palácio Topkapi

Por séculos o Palácio de Topkapi foi a residência oficial de inúmeros sultões que passaram pela história da antiga Constantinopla, hoje Istambul. Para quem gosta de turismo cultural, histórico e arquitetônico, ir ao Palácio de Topkapi será fundamental para vivenciar a história da cidade. Transformado em museu, algumas das maiores relíquias do mundo estão presentes no seu acervo: osso da mão esquerda de São João Batista, o cajado de Moisés e a espada do Rei David. Os jardins localizados ao redor do palácio são um show a parte, com canteiros, lagos e pontes

Parque Gülhane

O Parque Gülhane é o mais antigo de Istambul, fica em frente ao Palácio Topkapi e só foi aberto ao público em 1912. Ótimo para observar e entender a vida cotidiana dos habitantes de Istambul, o parque fica localizado em uma parte da cidade que tem grandes influências asiáticas. Com muitos terraços, cafés e restaurantes, o Parque Gülhane fica ainda mais cheio de pessoas do mundo inteiro já que existem, inclusive, gramados que permitem a realização de piqueniques. Uma dica aqui é não deixar de experimentar o pão Simit (tipo bagel) que é vendido em barraquinhas de comida na entrada do parque.

Museu Arqueológico de Istambul

O Museu Arqueológico, na verdade, é um complexo de três museus diferentes: o Arqueológico, o de Antiguidades Orientais e o do Quiosque Esmaltado. Este complexo é uma das principais atrações turísticas de Istambul e tem em seu acervo objetos considerados dos mais importantes para a construção da história da humanidade. O sarcófago de Alexandre, o Grande e o Tratado de Cades (o tratado de paz mais antigo do mundo) são exemplos do que você encontrará no complexo do Museu Arqueológico de Istambul. Outra atração que conquista crianças e adultos é a réplica idêntica ao Cavalo de Tróia. Reserve um dia da sua estadia para conhecer o complexo, são inúmeras coisas para conhecer e se impressionar.

Viaje com a Portofino Turismo

A Portofino Turismo é uma agência de viagens que possui profissionais qualificados e interessados em fazer com que você realize a sua viagem dos sonhos. Entre em contato conosco e nos deixe fazer parte dos seus planos futuros, idealizando roteiros de viagens que levam o seu orçamento e suas vontades em consideração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *