tipos-de-turismo

Quais são os tipos de turismo?

AndreaDicas de ViagemComentar

Viagens nos proporcionam experiências maravilhosas, conheça os tipos de turismo e descubra qual é o seu perfil de viajante

Quando o assunto é viajar, as várias decisões necessárias nos assustam. Para onde eu vou? Quanto eu vou gastar? Como compro a passagem? Quais são os melhores passeios e atividades? Todas essas respostas passam por duas questões centrais: que tipo de turismo é o seu preferido e qual seu perfil de turista. Separamos algumas dicas e caminhos mentais que podem te ajudar na maioria das dúvidas.

O perfil dinâmico do turista atual

Pesquisas feitas por inúmeras agências de viagens e institutos turísticos analisam a recente mudança no perfil dos turistas. A internet, a capacidade de compartilhamento e pesquisa rápida têm feito toda a diferença no momento de escolher o destino, a hospedagem, as atividades e os tipos de turismo desejados.

A World Travel Market apontou que 85% dos viajantes usam seus celulares tanto para fotografar quanto para descrever e compartilhar aspectos das suas viagens. 77% deles se baseiam em avaliações e publicações alheias nas redes sociais para definir seus destinos e 46% desse novo perfil de turista pesquisa e dá dicas de hospedagem para seus amigos.

De acordo com o Sebrae, o chamado “turista digital” percorre o caminho de sonhar, planejar, comprar, experimentar e compartilhar suas experiências.

Antes de conseguir identificar qual tipo de turismo específico é o seu preferido, reflita sobre qual tipo de turista você é e utilize as redes sociais a seu favor. É importante pensar sobre aspectos como preferências de atividades, instalações, biomas e verba disponível para a experiência é um ótimo começo.

Tipos de turismo

Existem inúmeros tipos de turismo e cada um deles possui uma gama muito grande de localidades que se encaixam. Alguns encontram diversões apenas em outros continentes, enquanto a maioria pode achar em seu próprio estado. É difícil determinar uma quantidade exata e total de todos os exemplos, o Ministério do Turismo classifica os tipos de turismo existentes no Brasil em 12 categorias: Turismo Social; Ecoturismo; Turismo Cultural; Turismo de Estudos e Intercâmbio; Turismo de Esportes; Turismo de Pesca; Turismo Náutico; Turismo de Aventura; Turismo de Aventura; Turismo de Sol e Praia; Turismo de Negócios e Eventos; Turismo Rural e Turismo de Saúde.

Essa segmentação é feita para que seja possível uma melhor forma de organização, planejamento e gestão de cada um deles. É a partir deles que são realizados os roteiros e produtos turísticos, caracterizando e estruturando as diferentes ofertas e experiências. A seguir, vamos nos aprofundar nas três principais categorias procuradas no Brasil!

Turismo de Sol e Praia

Este tipo de roteiro é mais comum em países de clima quente. Como a imagem brasileira no exterior é bastante expressiva neste segmento, a procura por esse tipo de viagem é grande. Este tipo de turismo pode ser encaixado, também, em turismo de massa já que tende a acontecer no período de férias escolares e nos feriados prolongados. Como o próprio nome já sugere, as localidades de destaque são as cidades litorâneas e acontece, preferencialmente, no verão. Brasil, Austrália, Nova Zelândia, África do Sul, Grécia, Bahamas e Indonésia são alguns exemplos de localidades.

Turismo Cultural

Este tipo de turismo acontece com o objetivo principal de não apenas conhecer as regiões escolhidas pelo viajante, mas de entender e aprender a história e a cultura do povo desta localidade. Geralmente, a programação feita para o turismo cultural inclui passeios como a visita de museus, estruturas arquitetônicas, galerias de arte e monumentos históricos. Nesta vertente, muitas vezes, estão presentes também o turismo gastronômico e o social. É comum a vontade de participar de festivais, cerimônias e práticas culturais, além de se interessar por informações sobre o patrimônio material e imaterial da região. Além do Brasil, países que possuem uma história centenária como Itália, China, Japão, Índia, Moçambique, Marrocos, Peru, Cuba e Grécia são grandes expoentes desse tipo de turismo.

Turismo de Aventura

A busca por experiências diferenciadas que ativam a adrenalina expondo o visitante a atividades desafiadoras e radicais, atraem cada vez mais turistas. Mas, diferente do que se pensa, não é só de práticas arriscadas e que precisam de preparo físico que esse tipo de turismo sobrevive, ok? Atividades como mergulho, canoagem, trilhas leves em florestas ou montanhas e balonismo, por exemplo, se encaixam neste segmento.  O Turismo de Aventura pode proporcionar a descoberta de paisagens lindíssimas e características que não são possíveis em nossa vida cotidiana. Países como Austrália, Nova Zelândia, África do Sul, Argentina, Marrocos e Portugal são importantes exemplos.

Na Prática

Bom, depois de se familiarizar com todos os tipos de turismo, turistas e localidades, fica mais fácil conseguir identificar em qual delas você se encaixa, não é? Separe um tempo para essa pesquisa que pode ser muito valiosa e entre em contato com a Portofino Turismo para podermos te ajudar no esclarecimento de dúvidas e no planejamento assertivo da sua próxima viagem. Vamos adorar te assessorar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *