5 Atrações imperdíveis da Turquia

AndreaDicas de ViagemComentar

A Turquia é mundialmente conhecida por ser riquíssima em atrações turísticas ecléticas, que consegue suprir a curiosidade dos amantes de arte e história, assim como os apaixonados por natureza também. 

Não é a toa que o país é o sexto mais visitado no mundo. Estima-se que mais de 35 milhões de pessoas tenham sido atraídas pelo charme e irreverência do lugar que tem recebido cada vez mais turistas brasileiros desde 2010, quando a Turkish Airlines começou a fazer voos diretos entre São Paulo e Istambul. 

A irreverência Istambul 

Istambul é um excelente pontapé para quem decide conhecer a Turquia, já que a cidade consegue misturar atrações históricas com turismo de negócios, mergulho, balonismo, cultural e gastronômico. 

Outro fato curioso da cidade é que por lá, é possível estar em dois lugares ao mesmo tempo. É isso mesmo: Istambul é dividido pelo estreito de Bósforo, um dos marcos divisores entre o continente europeu e asiático. 

Se você deseja visitar um pouquinho de cada coisa, o recomendado é ir até o popular Grand Bazaar, o maior mercado coberto do mundo com 45.000m² e mais de 5 mil estabelecimentos.

Mas se você estiver com tempo para aproveitar as principais atrações de Istambul, comece pelo bairro histórico de Sultanahmet que abriga o Hipódromo, palco das famosas corridas de bigas, a catedral Hipódromo – mais importante da cidade, a Cisterna da Basílica e o Museu de Arte Turca e Islâmica, atrações que evidenciam o apreço religioso dos moradores. 

O Palácio Topkapi, antiga sede do Império Otomano, é outro ponto turístico que merece sua atenção. Com um acervo com mais de 300 mil documentos otomanos, cristais, pratarias, tapetes, joias e cerâmicas é possível viajar para o passado e imaginar como era viver em um harém. 

Depois dessa viagem no tempo, aproveite para conhecer o Parque Gülhane, que além de proporcionar contato direto com a natureza, também fica próximo aos melhores restaurantes da cidade que diariamente servem porções de Meze e outros aperitivos típicos do país. 

Ainda nessa região, faça um passeio pelo Museu Arqueológico de Istambul que fica bem perto dali, dá até pra ir andando. Vale a pena visitá-lo porque seu acervo conta com mais de um milhão de peças dos povos gregos, romanos e egípcios, como o Sarcófago de Alexandre.

O charme da Capadócia 

Outra queridinha de muitos turistas é a Capadócia, destino recheado de vilarejos e inúmeras regiões de pedras vulcânicas. Aliás, este tipo de relevo proporciona fotos lindíssimas, especialmente quando há voos de balão por perto. 

Inclusive, o voo de balões é uma das experiências que preenchem o imaginário de muitos brasileiros e que realmente vale a pena conferir! A vista é indiscutivelmente maravilhosa e o sentimento de paz é indescritível. Sem dúvidas uma das atividades imperdíveis na Turquia. 

Para quem busca contemplar a paisagem, mas prefere algo menos radical, o ideal é fazer um passeio até o ponto panorâmico Göreme Panorama. Lá é possível observar as famosas Chaminés de Fadas, arquitetura típica da cidade. 

Ainda por perto e faça uma visita ao Göreme Open Air Museum que, assim como o nome sugere, exibe à céu aberto várias igrejas escavadas em rocha. 

Estes passeios são rápidos, sendo assim, é a tarde estará livre para continuar o roteiro pelo Vale dos monges e conhecer de perto as Chaminés de Fadas que observou no ponto panorâmico pela manhã. 

Mas engana-se quem acha que o turismo da Turquia se resume às belas paisagens contemplativas, já que o destino foi palco de muitos acontecimentos épicos da idade média.

Como por exemplo, visitar as cidades subterrâneas de Kaymaklı e Derinkuyu que foram criadas durante a perseguição dos cristãos no Império Romano. 

Para finalizar as atrações da Capadócia, visite o Castelo de Uçhisar, localizado no ponto mais alto da região. Nele é possível entender sobre a dinâmica das construções antigas que mantinham os moradores protegidos séculos atrás. 

No fim da tarde você pode ir até o lindíssimo Vale Ihlara e caminhar até o Rio Melendiz

O agito de Bodrum e Piscinas Naturais de Pamukkale

Agora, o agito mesmo fica por conta de Bodrum que, por possui um dos balneários mais disputado do país e banhado pelo Mar Egeu, que anualmente atrai milhares de turistas interessados nas praias de águas cristalinas e passeios de gulet, veleiro típico da Turquia. 

Ainda em clima de atividades outdoor, as piscinas naturais de Pamukkale são imperdíveis! A começar pela vista surreal: uma gigantesca montanha branca de calcário com vários degraus com piscinas naturais. Consegue imaginar? Assim é o Castelo de Algodão de 160 metros de altura e águas com 35ºC. Um banho perfeito para relaxar depois de um dia inteiro turistando por aí. 

O luxo de Antalya

Aliás, descansar depois de conhecer várias atrações turísticas é uma das partes mais gostosas da viagem, e nada melhor que um lugar confortável e aconchegante para recuperar as energias. Neste contexto, a orla cheia de hotéis de luxo em Antalya se destaca bastante. Perto da praia, com praia privativa ou mais próximo ao centro: tem para todos os gostos. 

Outro destaque do destino é o clima perfeito para curtir o litoral: são mais de 300 dias de sol por ano! Essa característica é super convidativa para quem procura curtir destinos de praia com a família, enquanto conhece um destino internacional de cultura rica e bem diferente da nossa. 

Mas os encantos de Antalya não acabam por aí. Se você busca contemplar a natureza, visite as Cataratas de Düden. Já se o seu interesse for lugares históricos, não deixe de conhecer as ruínas do Mausoléu de Mausolus e o Templo de Ártemis, duas das sete Maravilhas do Mundo Antigo. Para o fim de tarde, tente assistir ao pôr do sol no topo das ruínas ou da Torre do Relógio, ou da Torre Hidirlik

A charmosa Alaçati 

Para encerrar a lista de atrações imperdíveis da Turquia, reserve alguns dias para conhecer o charmoso balneário de Alaçati, uma das cidades mais tradicionais do país com ruas estreitas de paralelepípedos e casinhas de pedra com vasos coloridos. 

E o melhor de tudo: o destino ainda é pouco conhecido mundial, isso quer dizer que será possível desfrutar de todos seus encantos, como vinhedos e praias paradisíacas sem precisar disputar muito espaço com outros turistas, o que é perfeito para manter o distanciamento social. 

A Portofino Turismo

A Portofino Turismo está preparada para te ajudar a conhecer as atrações imperdíveis da Turquia. Entre em contato conosco e vamos a melhor experiência para você e sua família!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *