5 Dicas para sua primeira viagem a Salar de Uyuni

5 Dicas para sua primeira viagem a Salar de Uyuni

AndreaDicas de ViagemComentar

O maior deserto de sal do mundo, também é gigante quando o assunto é turismo! Aprenda dicas valiosas para explorar ao máximo esse exuberante ponto turístico da Bolívia. 

Aviso: esse artigo contém grandes doses de sal. 

O antigo lago pré-histórico se tornou um gigantesco deserto de sal com o passar dos anos. O resultado? Um dos espetáculos naturais mais bonitos da Bolívia – e do mundo também.  

Esse aglomerado de 10 bilhões de toneladas de sal tem 12.000 km², dispostos em até 120 m de profundidade à 3.500 metros de altitude! 

Por esses números já dá para ter uma ideia que o destino é cheio de extremos, certo? Por sorte, a paisagem e as experiências que Salar de Uyuni proporcionam aos viajantes são únicas, o que compensa qualquer dificuldade que possa aparecer na sua viagem. 

Localizado no sudoeste da Bolívia, quase na frontei com o Chile, o Salar de Uyuni reserva inúmeras surpresas aos visitantes, como a Praça das Bandeiras que além de ser um dos cartões-postais mais famosos do destino, também representa a nacionalidade de alguns turistas que passaram pela região. 

Outro ponto que você certamente vai adorar tirar muitas fotos é o Cemitério de Trens, um museu a céu aberto com inúmeros vagões abandonados que, ainda que estejam enferrujados, proporcionam um ar rústico e misterioso ao Salar de Uyuni. 

Visitar a Playa Blanca também é outra parada imperdível, já que em qual outro lugar do mundo você teria a oportunidade de conhecer um hotel desativado em que tudo é feito de sal? Sendo assim, quando estiver por lá, não perca a oportunidade de conferir de perto os paredões, chão e móveis desse museu tão peculiar! 

Agora que você já conheceu um pouco sobre esse magnífico lugar, que tal conferir algumas dicas para aproveitar ao máximo sua primeira viagem a Salar de Uyuni? Vamos lá! 

1 – Proteja-se do frio

Quando for planejar sua viajam para a Bolívia, esteja ciente que você vai enfrentar temperaturas muito drásticas, sendo assim, não se esqueça de colocar agasalhos e corta-ventos na mala. 

Ao redor do Salar de Uyuni faz muito frio e, ainda que a previsão do tempo não indique chuva, o vento costuma ser forte e a temperatura quase sempre fica em torno de 15ºC. 

2 – Use sacos de dormir 

Em muitas hospedagens você terá à sua disposição alguns cobertores de lã para se proteger do frio, porém não é o suficiente para te garantir uma aconchegante noite de sono. 

Para acabar com esse problema, use sacos de dormir embaixo das cobertas. 

Dessa forma você vai conseguir repor as energias para passar o dia curtindo os principais pontos turísticos de Salar de Uyuni. 

Caso você não tenha um saco de dormir, fique tranquilo porque não é necessário compra-los, já que facilmente é possível encontrar agências locais que prestam esse serviço. 

Porém, se você é o tipo de turista precavido, que prefere deixar tudo organizadinho antes mesmo de chegar ao destino, é possível solicitar esses itens para o agente de viagens quando fechar o seu pacote para Salar de Uyuni, combinado?

3 – Cuidado com o Sol

Por mais que o cuidado com o vento gelado de Uyuni seja uma das maiores preocupações, o Sol também pode ser um grande vilão. 

Mesmo que você não sinta calor, os raios ultravioletas chegam com facilidade até sua pele, podendo causar queimaduras graves. Sendo assim, não se esqueça de passar protetor solar todos os dias pela manhã. 

Além do cuidado com a pele, usar óculos de sol também é imprescindível, uma vez que a atenção com os raios solares que refletem no chão é primordial para proteger os seus olhos.

4 – Mantenha-se hidratado!

Esse não é um cuidado exclusivo para a viagem até a Bolívia ou para qualquer outro lugar, já que beber água é importante para a manutenção da vida em si. 

Ainda que a correria da rotina muitas vezes te impossibilite tomar 2 litros de água por dia, quando estiver em Salar de Uyuni manter-se hidratado deverá ser uma de suas prioridades. 

A altitude, o ar rarefeito e o fato de estar em um deserto formam a combinação ideal para te desidratar .. e aposto que você não quer interromper seu passeio para recorrer ao seguro viagem, certo? Então, procure carregar sempre consigo uma garrafinha com água todas às vezes que for explorar a região. 

5 – Tire fotos diferentes

Salar de Uyuni faz um enorme sucesso no Instagram graças às fotos engraçadas que os turistas tiram por lá, que aproveitam a perspectiva excelente da região para recriar fotografias em diversas poses. 

Usar a criatividade para encaixar objetos diferentes também é uma ótima maneira de capturar o momento de forma descontraída e única. 

Em pouco lugares do mundo você vai conseguir ter tanta liberdade para tirar fotos quanto em Salar, e o melhor de tudo, sem precisar disputar espaço com nenhum outro turista, como aconteceria em Roma na Itália, por exemplo. 

Aproveite muito bem o seu tempo por lá para eternizar ao máximo as experiências que vivenciar.

Seja para curtir a lua de mel, reacender o clima da paixão em uma viagem romântica ou, simplesmente passar as férias de janeiro ao lado de quem ama, Salar da Uyuni é sempre uma ótima escolha! 

Se estiver com dúvida para decidir o destino da sua próxima aventura, esperamos que após a leitura desse texto você considere visitar este lugar impressionante nos próximos anos. Você gostou de aprender essas dicas para aproveitar sua primeira viagem a Salar de Uyuni? Então compartilhe em suas redes sociais e continue nos acompanhando pelo Facebook e Instagram para mais dicas de viagens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *