Culinária pelo mundo: 22 Pratos Típicos da Ásia

Culinária pelo mundo: 22 Pratos Típicos da Ásia

AndreaCulinária pelo mundoComentar

A Ásia é um continente que faz parte do imaginário de muitas pessoas. Seja pela diferença cultural, histórica ou gastronômica, é fato que essa parte do mundo instiga muito a curiosidade da maioria dos turistas. 

O choque responsável pela transformação que muitas pessoas relatam sentir depois que voltam de lá ocorre graças às diferenças religiosas, estilo de vida e, principalmente gastronomia, já que os sabores são bem marcantes.    

Além desses contrastes entre a cultura ocidental e oriental, vale ressaltar que dentro do próprio continente asiático existem muitas divergências devido às alterações climáticas e divergência na colonização também. 

Por isso, decidimos montar mais um guia da série “Culinária Pelo Mundo”. 

Já falamos sobre a gastronomia da Europa e da América do Sul, dessa vez vamos fazer uma verdadeira viagem entre as refeições da Ásia.

Sabia que é nesse continente que as maiores riquezas do mundo são encontradas? Pois é! O Monte Everest, que é a maior montanha do mundo, por exemplo, está localizado no Nepal. O Mar Morto, a maior planície de menor altitude do planeta, também está situado lá.

Dito isso, não é de se espantar que os pratos típicos também sejam considerados os mais exóticos do planeta.   

Bali

No geral, Bali é extremamente influenciada pelos imigrantes chineses, que introduziram no país o macarrão, almôndegas e rolinhos primavera. Portugal e Espanha também influenciaram no tempero, que desde a época das grandes navegações é feita a base de especiarias, como a pimenta e curry. 

Martabak & Terang Bulan

Deliciosa panqueca de omelete dobrada em vários pedaços recheados com legumes, carne picada e cebola verde, servida em quadrinhos fritos. 

O Terang Bulan é a versão doce dessa receita, no qual o recheio é trocado por chocolate, morango e amendoim. 

Nasi 

O país é muito conhecida pelos mercadinhos de rua que inundam o centro da cidade. Nesse contexto, um prato super barato e valorizado por toda Ásia é o Nasi, considerado sinônimo de prosperidade pelo senso comum balinês. 

A receita nada mais é do que arroz com vários tipos de acompanhamento, os mais populares são leite de coco e cúrcuma. 

Camboja 

A culinária do Camboja tem forte influência tailandesa, vietnamita, francesa e chinesa, sendo assim, é comum encontrar arroz e peixe quando for comer. 

Os temperos mais populares são a canela, anis e cravo da índia, revelando um pouquinho do contexto histórico do país também.  

Amok fish

Quando estiver por lá não deixe de experimentar essa tradicional e deliciosa receita feita com peixe, leite de coco, couve, cenoura, repolho branco, cebola e shimeji com pasta de Amok, uma mistura de capim-cidreira, gengibre chinês, açafrão-da-terra e alho.  

Kuy Teav

Pra você sopa é janta? Saiba que em Camboja não tem essa: uma sopinha sempre vai bem! Inclusive, é assim o Kuy Teav: um ensopado cremoso feito com massa de arroz, caldo de carne de porco, vegetais diversificados, temperado com camarão seco. Muitas vezes é servido com camarão cozido como acompanhamento. 

China

Pioneira em vários quesitos, na gastronomia não seria diferente, uma vez que Xangai sempre foi um importante centro comercial, sendo assim um ponto de encontro indispensável entre diferentes povos através dos séculos. 

A localização do país também foi outro fator importante para o desenvolvimento do plantio, pesca e criação de animais, resultando em pratos típicos únicos e muito saborosos que também influenciaram os demais países asiáticos – e do mundo.  

Além dos tradicionais Yakisoba, Rolinho Primavera e Frango Xadrez que os brasileiros já estão familiarizados, conheça mais duas refeições famosas por lá. 

Dan Dan Mian

Macarrão apimentado com legumes em conserva, óleo de pimenta, pimenta de sichuan, carne de porco picada e cebolinha.

Mapo Tofu

Tofu e queijo é uma ótima combinação e o Mapo Tofu está aí pra te provar isso. Além desses dois ingredientes, a receita também conta com a presença de molho avermelhado de carne bovina com brotos de alho e muita pimenta.  

Coreia do Sul

Diferente da vizinha Coreia do Norte, a região Sul é bem receptiva com os turistas, porém a nação não deixou de enfrentar diversas mudanças sociais e políticas ao longo do tempo – o que impactou diretamente na culinária local. Por lá, prepare-se para experimentar muitos pratos com arroz, tofu, vegetais, carnes e macarrões. 

Kimchi

É uma daquelas receitas que exigem paciência, mas que compensam toda a espera! O Kimchi é um fermentado de acelga apimentada, que apesar de simples, leva três dias para ficar pronto. 

Bibimbap

A receita consiste em arroz branco com vegetais e diferentes carnes preparadas em tigela vulcânica. O modo de preparo é tão especial, pois ajuda a acentuar seu sabor. 

Egito

Os pratos do Egito vão além das esfihas que estamos acostumados a consumir no Brasil. 

Muito pelo contrário, a dieta por lá é a base de grãos de fava, grão-de-bico, lentilha, pães, carne e quibe.  

Koshary

Uma mistura de macarrão, arroz, lentilha, grão-de-bico, cebola frita e alho ao molho de tomate levemente apimentado. Você ainda pode colocar vinagre de alho para aguçar o sabor. De dar água na boca!

Mahchi

Abobrinha, berinjela, tomate ou pimentão recheados com carne moída, arroz, cebola e alho. Geralmente são cozidos, mas podem ser assados também. Uma verdadeira delícia!

Índia

Assim como a própria cultura do país, os pratos típicos da Índia podem causar grande estranheza no primeiro contato. Isso não significa que a culinária não é saborosa, nada disso, porto que o forte tempero é uma característica marcante de lá. 

As refeições costumam conter muita pimenta, gengibre, canela feno-grego, noz-moscada, cominho, semente de mostarda-preta, cúrcuma e cravo. 

Samosa

Apesar do nome diferente, Samosa nada mais é do que pastel frito recheado com lentilha ou algum outro tipo de carne. Tenha cuidado apenas na hora de experimentar, combinado? É comum alguns turistas passarem mal com o tempero. 

Vada Pav

essa surpreendente combinação entre pão e hambúrguer de batata é uma das comidas de rua típica da índia que você precisa experimentar quando estiver por lá. O sabor é suave e a textura do hambúrguer é fenomenal! 

Indonésia

A Indonésia é provavelmente o país mais exótico dessa lista, uma vez que a organização social e os costumes são totalmente diferentes dos nossos e com a gastronomia não é muito diferente: por lá, o choque na hora de se alimentar é realmente grande. 

Ingredientes como leite-de-coco, cominho, gengibre, açafrão, alcaravia, carne de carneiro e cabra são indispensáveis para os indonésios. 

Sop Buntut 

É um ensopado de rabo de boi que pode ser grelhado, cozido ou até mesmo frito. A receita ainda inclui noz-moscada, cravo-da-índia, pimenta, batata, cenoura, tomate e mandioca. Para finalizar, adicione algumas gotinhas de limão e está pronto o Sop Buntut.  

Beef rendang

Apesar de simples, a consistência da carne redang é coisa de outro mundo! Cozida por horas, os pedaços praticamente desmancham na boca. O molho é feito com leite de coco, capim-limão, açafrão, gengibre e pimenta. 

Japão

Já ouviu falar no “Poder dos Cinco”? Essa teoria tem como base 5 pilares que são extremamente importantes na tradicional cultura japonesa e se baseia na exploração de cinco fatores, entre eles sabores, sentidos, cores e maneiras. 

Parece ser um pouco confuso, mas, na prática a história é outra. É fácil perceber a presença de diferentes cores, gostos e formas de apresentar os pratos sempre que nos aventuramos pela culinária do Japão. 

Além dos populares sushis e sashimis que já são queridinhos pelos brasileiros, os demais pratos japoneses são igualmente deliciosos e instigantes. 

Lámen

Suculenta sopa de macarrão com carne, ovos e diferentes legumes, muito consumido no país todo, especialmente no inverno. 

Tempurá

O tempurá é muito popular graças a sua facilidade de preparo, uma vez que a receita é a base de legumes como brócolis, vagem, abóbora, berinjela, cenoura, repolho ou cebola, empanados em massa especial, fritos e servidos com molho agridoce. 

Rússia

Sabia que a Rússia é o maior país do mundo? São exatos 17.098.246 km² que fazem fronteira com 14 países da Europa e Ásia. 

Tamanha pluralidade territorial confere uma diversidade incrível aos costumes alimentícios, que são bem contrastantes de uma região para outra.

No geral, os pratos típicos são simples e alguns são bem conhecidos (e amados) pelos brasileiros, já que o estrogonofe e a salada russa fazem grande sucesso por lá e por aqui também.  

Solyanka

Por ser um país bem frio, não é de se espantar que refeições quentes sejam muito consumidas por lá. 

Um bom exemplo de ensopado que os russos amam é o Solyanka, sopa picante de carne, peixe ou cogumelo, acompanhada por azeitonas, pepinos em conserva, repolho, batata, creme de leite e endro. 

Goluptsi

Existem duas maneiras deliciosas para fazer esse prato: a primeira é servir carne moída temperada com arroz enrolado em folhas de couve cozidas, ou substituir o couve por pimentão. Aqui no Brasil também é conhecido como “charutinho russo”. 

Tailândia 

Ainda que os pratos típicos da Tailândia tenha influência direta dos países asiáticos que faz fronteira, a presença de sabores picantes e agridoces são características marcantes. 

Khao Pad

Assim como muitos pratos listados aqui, o Khao Pad também é feito de arroz .. só que frito. A receita é bem simples de se reproduzir: arroz, cebola, ovo e algumas ervas da sua preferência, todos fritos na mesma panela. Você ainda pode servir carne de vaca, galinha ou camarão como acompanhamento. 

Pad Thai

Aclamado como a comida nacional da Tailândia, visitar o país e não experimentá-lo é equivalente a ir para Roma e não comer pizza, pra você ter noção do quão importante essa refeição é para os tailandeses. 

É feito a base de macarrão misturado com rebentos de soja, ovo, camarão e cebola, temperados com molho de soja, açúcar e malagueta com cobertura de amendoins picados. Uma autêntica mistura de sabores, não é mesmo? 

Turquia 

Um país cheio de identidade e traços marcantes, de culinária rica em vegetais, carnes e massas que formam pratos doces e salgados deliciosos, que evidenciam a mistura incontestável entre os gostos da Europa e Ásia. 

Simit

Esse é um daqueles lanchinhos rápidos que você pode degustar enquanto caminha pelas principais atrações turísticas da Turquia, já que é facilmente encontrado nos destinos mais populares. 

O preparo também não demanda muito esforço, uma vez que o Simit nada mais é do que um tipo de pão que pode ser ou doce, ou salgado e até mesmo servido com iogurte.  

Tulumba

Você gosta de churros? Se a resposta foi sim, saiba que as chances de você aprovar o Tolumba são grandes, visto que o modo de preparo e aspecto das receitas são bem semelhantes! 

A única diferença é que a massa de farinha de trigo não é levedada e geralmente é servida em pequenas bolinhas ensopadas em xarope da sua preferência. 

Experimentar os pratos típicos de uma região tão diferente quanto a Ásia é um prato cheio para qualquer turista aventureiro! 

Sem dúvidas, cada mordida é uma viagem diferente pela história e acontecimentos épicos da região, que ajudam a enriquecer ainda mais sua experiência do outro lado do mundo!

Temos certeza que ficou mais fácil decidir o destino da sua próxima viagem agora que você conhece um pouquinho sobre os principais pratos típicos desse lindo e grandioso continente. 

Resta agora listar os sabores que deseja degustar, fazer as malas e partiu Ásia! 

Não se esqueça de compartilhar este texto em suas redes sociais e continue nos acompanhando pelo Facebook e Instagram para mais dicas de viagens. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *