Culinária-América-do-Sul

Culinária pelo Mundo: 28 Pratos Principais da América do Sul

AndreaDicas de ViagemComentar

Que atire a primeira quem nunca extrapolou um pouquinho na hora de experimentar os pratos típicos de um lugar. Afinal de contas, um dos momentos mais gostosos de uma viagem é provar a comida local enquanto explora as atrações turísticas do destino visitado. 

Sem sombra de dúvidas, uma das maiores riquezas do mundo é a diversidade cultural. Aonde quer você esteja, existe sempre um costume, expressão ou gesto que transparece um pouquinho da história da região. 

Nesse aspecto o nosso continente é extremamente rico. Vale lembrar que a colonização da América do Sul foi feita em sua maioria por países da Europa e isso reflete bastante na gastronomia também. 

Não é muito difícil observar a influência dos pratos típicos europeus na Argentina, por exemplo, que além de possuir inúmeras pizzarias, também recriou a receita original da pizza e adicionou uma camada de Fainá, uma massa feita de farinha de grão de bico por debaixo do recheio. 

Tenho certeza que se você está afim de viajar, conhecer os principais pratos da América do Sul vão influenciar bastante na hora de decidir a destino da sua próxima viagem

Ainda que você não saiba as expressões mais úteis em viagens internacionais, saber reconhecer uma comida bem feita e deliciosa vai muito além da nacionalidade.

Argentina

1 – Empanada

A empanada está para a Argentina, assim como o Pastel está para o Brasil. Diferente do pastelzinho brasileiro que sempre é frito, as empanadas geralmente são assadas.  

Moldada em formato de meia lua, os recheios mais comuns são carne, aves, pescado, vegetais e até mesmo frutas. 

O sabor favorito dos hermanos é carne cortada em cubos guisada em gordura de porco, com azeitonas, uvas passa e ovo cozido. Uma mistura um tanto quanto diferente, mas indiscutivelmente saborosa. 

2 – Bife de Chorizo

Argentina-Bife-de-chorizo

Sem dúvidas um dos maiores charmes da Argentina é a qualidade de suas carnes. Assadas na brasa, os pratos que levam esse ingrediente são extremamente suculentos. Tanto é que as práticas do churrasco argentino são copiados ao redor do mundo todo. 

O bife de chorizo é um tipo de corte nobre em que o miolo do contrafilé é retirado, ficando apenas a parte mais gorda da carne. 

Também conhecido por strip steak, shell steak e New York Strip é um dos pratos mais populares do país! Os acompanhamentos mais comuns são arroz, creme de brócolis, cebola roxa e farofa temperada. 

3 – Milanesa

A versão argentina desse prato clássico não apresenta muitos segredos e possui poucas diferenças da versão que conhecemos aqui no Brasil. 

O motivo para isso acontecer é que tanto a culinária brasileira, quanto a argentina sofreram bastante influência da Itália e, por isso, apresentam pratos semelhantes e igualmente deliciosos. 

E preste atenção nessa dica bônus: para conseguir comer uma parmegiana enquanto estiver em Buenos Aires, por exemplo, basta pedir uma milanesa à napolitana. 

4 – Alfajor

Argentina-Alfajor

Uma das sobremesas mais cobiçadas no mundo é esse doce composto por duas ou três camadas de massa fina, que após de assadas, se tornam crocantes e macias ao ponto de praticamente esfarelar na boca. 

Apesar de ser popular na Argentina, o alfajor é de origem árabe. Esse pequeno detalhe não apaga o fato dele ser uma das sobremesas mais deliciosas que existem! 

5 – Helado

Faço chuva ou faça sol, os helados nunca saem de moda! Afinal de contas, não é surpresa para ninguém que os argentinos são fascinados por sorvete! 

O helado é mais uma prova da herança italiana no país, já que os italianos são tão apaixonados por essa sobremesa quanto os próprios argentinos. 

Por lá, a quantidade de sabores para o turista escolher é infinita, porém o mais popular é o helado Freddo, feito a base de doce de leite, outra iguaria típica do país. 

6 – Locro

A feijoada está para o brasileiro, assim como Locro está para os argentinos. Esse prato muito saboroso é uma mistura de texturas, sabores e cores também! 

A preparação é bem simples e não requer ingredientes muito difíceis de serem encontrados, já que os elementos principais são milho, abóbora, batata, porco, linguiça, cebola, pimentão, sal e pimenta. 

Para acentuar o sabor, acrescente um pouquinho de carne seca e está pronto o ensopado. 

Chile 

7 – Empanada Chilena

Assim como a empanada da Argentina, a versão chilena também pode ser assada ou frita  e pode facilmente ser encontrada em qualquer estabelecimento da região. 

O sabor mais pedido entre os chilenos é a Empanada de Pino, recheada com carne de vaca moída e guisada com ovo cortado em pequenos pedaços. 

No Chile a empanada pode ser em formato de meia lua, quadrada e até menos retangular. 

8 – Pastel de Choclo

O pastel de choclo na verdade é uma torta de milho. Confuso, né? Um pouco .. mas a receita é uma delícia! 

Recheado com milho, carne moída e frango o pastel de choclo é uma verdadeira febre entre os chilenos. Se você já viajou para o norte do Brasil e experimentou o escondidinho, sem dúvidas irá se apaixonar por esse autêntico prato típico da América do Sul, já que os gostos são bem similares. 

9 – Curanto 

Chile-Curanto

De origem indígena, o curanto é uma das receitas mais diferentes dessa lista: feito em pedras quentes dentro de um buraco cavado no meio do chão! Muitos acreditam que para garantir o sabor inigualável do prato, a pessoa que for se alimentar dele precisa assistir seu preparo. 

Só pela maneira em que ele é preparado você já deve imaginar que ele é um tanto quanto exótico. O  ingrediente principal fica por conta dos mariscos, encontrados em grande quantidade pela região. 

10 – Congrio Rosa

Este é um prato extremamente refrescante, uma vez que o ingrediente principal é um peixe de mesmo nome. Típico da costa do Chile, não deixe de experimentá-lo quando estiver no litoral do país. 

O prato pode ser grelhado ou assado, coberto com uma generosa camada de azeite típico do chile, com batata e legumes cozidos como acompanhamento.

11 – Lomo a lo Pobre

A versão chilena do famoso virada à paulista é o Lomo a lo Pobre, um prato feito com filé mignon coberto com ovos fritos e batata frita.

Em algumas regiões do Chile você pode encontrar banana frita como acompanhamento também, depende muito da preferência do restaurante ou do turista. 

Seja qual for a sua escolha, tenho certeza que escolher um lomo a lo pobre é garantia de uma ótima refeição! 

Bolívia 

12 – Empanada de Arroz

Assim como na Argentina e no Chile, na Bolívia as empanadas também são extremamente populares. Mas ao invés de ovos, a versão boliviana apresenta uma diferença significativa em relação aos outros países: a massa é feita de farinha de arroz. 

Os recheios permanecem os mesmos, seja de carne, frango, frutos do mar ou frutas as empanadas de arroz são irresistíveis!  

13 – Folha de Coca

Quando for até a Bolívia você precisa mascar algumas folhas de coca. Garantir um saquinho cheio dessas folhinhas é super fácil e muito barato também. 

Apesar dos rumores em volta das folhas da coca, essa típica comida da América do Sul não possui efeito alucinógeno e pode ser consumido por qualquer pessoa, já que as folhas de coca ajudam na oxidação do sangue. Vale a pena a experiência. 

14 – Locro Carretero

O Locro Carretero é um ensopado típico, muito semelhante aos preparados aqui no Brasil. Os ingredientes mais utilizados são charque, cebolinha, arroz e mandioca. Você também tem a opção de trocar a carne por frango, se preferir consumir carne branca. 

Colômbia

15 – Arepa Rellena

Considerado ícone da culinária colombiana, as arepas são saborosas e muito simples de serem feitas. Feito à base de farinha de milho, é um bolinho de formato achatado, semelhante à tapiocas fechadas. 

Por serem versáteis, as arepas podem ser recheadas com queijo, carne, ovos e guacamole também. 

6 – Tamales 

Colombia-Tamales

As tamales são recheados com vegetais ou carnes bem temperadas e possui uma consistência semelhante às pamonhas brasileiras, mas ao invés de serem embalados na palha de milho, são protegidos por folhas de bananeira para manter a consistência e temperatura do prato também. 

17 – Patacones

Quando estiver pelo Caribe Colombiano, não deixe de experimentar esse delicioso prato típico da América do Sul! 

Essa iguaria nada mais é do que uma fatia de banana da terra verde frita acompanhada por guacamole. Em algumas regiões da Colômbia é comum passar a banana numa pasta de alho para acentuar o sabor.

18 – Frijoles Con Garra

Junte na mesma panela pés de porco com um saboroso cozido de feijão roxo extremamente bem temperado e você terá uma deliciosa porção de Frijoles Con Garra. A receita é originária da região de Antioquia, localizada ao noroeste da Colômbia. 

19 – Bandeja Paisa

Colombia-Bandeja-paisa

Com ingredientes baratos e fáceis de serem encontrados, a Bandeja Paisa é outra receita considerada um clássico entre os principais pratos da América do Sul.

Feito a base de arroz, arepas, feijão, carne moída, ovos, abacate, torresmo, linguiça e patacones, lembra muito a feijoada brasileira. 

Equador

20 – Bolón de Verde

Ao pensarmos em um ingrediente importante no Equador, a banana é uma das respostas que ouvimos com mais frequência. Por lá, essa fruta é conhecida como plátano. 

O plátano serve como base do Bolón Verde, um bolinho de massa de banana verde, que pode ou não ser recheado de acordo com a preferência do turista. 

21 – Encebollado de Pescado

Preparado com peixe, caldo grosso de mandioca e muitos temperos, o encebollado de pescado é muito consumido nas áreas costeiras do país. Além do encebollado, é muito comum encontrar sopas feitas com outros peixes, como o bagre. 

22 – Cangrejada

Prato feito à base de caranguejo, essa comida típica da América do Sul frequentemente é servido com saladas verdes. A melhor versão deste prato você irá encontrar em Guayaquil, a maior cidade do Equador. 

23 – Doce de Babaco

O babaco é uma fruta típica do Equador. Para preparar o doce o babaco é cozido em açúcar e outras especiarias, formando a textura inconfundível dessa sobremesa ímpar. 

24 – Cuy Assado

Outro prato extremamente exótico desta lista, diria até que requer um pouquinho de coragem para os turistas o experimentarem, já que o Cuy Assado nada mais é do que um roedor assado (cuy) servido com batatas. E aí, vai encarar?

Peru 

25 – Picante de Cuy

Assim como cuy assado, o picante de cuy também é feito com a carne dessa espécie de roedor, que é amplamente utilizado na culinária peruana. 

O prato é feito com essa animal assado ou frito, acompanhado com batata, arroz e um molho extremamente apimentado. 

26 – Ceviche

Peru-Ceviche

Provavelmente você já conhece o ceviche, afinal de contas, esse prato típico da América do Sul é muito popular no mundo todo. A receita é feita com peixe cru, cebolas, pimenta, milho roxo e caldo de limão.

27 – Olluquito con Charqui

As Lhamas são bem populares no Peru. É comum encontrarmos diversas selfies de turistas com esses bichinhos quando visitam Machu Picchu, por exemplo. 

Além de ajudarem no transporte de cargas, as lhamas e até mesmo Alpacas são largamente utilizadas na culinária peruana também. 

Inclusive, elas são as estrelas principais do Olluquito con Charqui, que serve a carne desses animais em cubos acompanhados com olluco e batatas que são cultivadas nos Andes. 

28 – Pollo a la Brasa

Apesar deste prato lembrar bastante os frangos assados que são feitos aqui no Brasil, o Pollo a la Brasa são espetinhos de carne marinada em temperos locais, responsáveis pelo sabor inestimável dessa iguaria. 

Acreditamos que uma viagem é muito mais do que conhecer os principais pontos turístico do destino escolhido. É experimentar a cultura e viver momentos únicos, especialmente ao descobrir um sabor novo. 

Agora que você já sabe os principais pratos da América do Sul, que tal compartilhar esse texto em suas redes sociais? 

Se você gostou deste texto, compartilhe com seus amigos nas redes sociais e continue nos acompanhando pelo Instagram e Facebook para descobrir mais dicas de viagens!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *