5 Destinos imperdíveis no litoral brasileiro

5 Destinos imperdíveis no litoral brasileiro

AndreaDicas de Viagem1 Comment

Você está com dúvida para escolher o destino da sua próxima aventura? Conheça 5 destinos imperdíveis no litoral brasileiro.

O litoral brasileiro é um dos mais lindos e diversificados do mundo, com inúmeras dunas, formações geológicas, falésias, recifes, praias e ilhas dispostas em mais de 7,3 quilômetros que formam paisagens cinematográficas desde o Amapá até o Rio Grande do Sul. 

Com tanta diversidade assim, fica realmente complicado decidir qual destino conhecer, certo? Para te ajudar nessa missão, montamos uma lista com 5 praias imperdíveis do Brasil que são perfeitas para a sua próxima viagem. 

São Miguel dos Milagres, Alagoas   

São Miguel dos Milagres é a queridinha entre os turistas que preferem viajar para praias pouco exploradas, já que o destino ainda não faz parte da maioria dos roteiros pelo nordeste brasileiro. 

O município é extremamente preservado, especialmente porque faz parte da Costa dos Corais e da Rota Ecológica de Alagoas que presa pela proteção da faixa turística do litoral do estado, que não mede esforços para garantir a manutenção da biodiversidade local, infraestrutura e segurança dos visitantes.  

Quando chegar lá, prepare-se para ser surpreendido todos os dias! Seja ao caminhar pelas praias desertas da região durante o pôr do sol ou simplesmente captar fotos lindíssimas pelas construções rústicas da Vila dos Pescadores, o sentimento de estar aproveitando muito bem as férias, será constante.

Uma atividade turística que você precisa incluir em seu roteiro é o passeio de jangada até as piscinas naturais, marca registrada de Alagoas também conhecidas por galés. É a oportunidade perfeita para nadar com peixes coloridinhos em meio aos recifes de corais. 

Para quem busca agito, o ideal é ir até o Porto da Rua um aglomerado de barcos atracados e bares nativos que servem diariamente porções e pratos com siri e camarão, comidas típicas de São Miguel.  

Para sair do clichê, aproveite para esticar sua viagem até a Vila de Tatuamunha, lugar ideal para observar os peixes-boi que costumam passar por lá, além de ser o centro histórico da Rota Ecológica. 

Caso ainda não esteja convencido a viajar para lá, saiba que o clima é outro ponto positivo de São Miguel, uma vez que o calor se faz presente todos os meses, principalmente entre outubro e janeiro, quando chove menos. 

Cumbuco, Ceará

cumbuco

Cumbuco é um pequeno vilarejo de pescadores próxima à Fortaleza que tem conquistado inúmeros turistas nos últimos anos, especialmente porque é o cenário ideal para quem deseja descansar e aproveitar a vibe tranquila do litoral. 

Tamanha popularidade ocorre devido à pluralidade de opções turísticas disponíveis que prometem agradar até mesmo o viajante mais crítico. 

Por exemplo, por lá você pode andar de quadriciclo ou a cavalo até o topo das dunas para contemplar um fim de tarde, fazer um passeio de jangada para mergulhar nas piscinas naturais da região, aproveitar o banana-boat e praticar trekking, esquibunda e aerobunda também.

Outras atividades muito populares são o kitsurf e windsurf, que atraem vários atletas e turistas durante as competições graças aos bons ventos de Cumbuco. 

A melhor época para visitar o destino é entre julho e fevereiro, quando o clima é mais quente e a incidência de chuva diminui bastante. 

Imbassaí, Bahia     

Imbassaí está localizada na charmosa Costa dos Coqueiros na Bahia, muito famosa pela diversidade da fauna e flora local. Dessa maneira, o contato direto com a natureza exuberante da região é inevitável. 

A praia é moldada por coqueiros, magníficos rios de água doce e grandiosas dunas, que juntos formam o cenário perfeito para descansar. 

Mesmo durante a alta temporada, que acontece no verão, Imbassaí tem tudo para ser o destino ideal da sua próxima viagem, já que a infraestrutura está preparada para receber uma grande quantidade de visitantes.  

Um fenômeno imperdível e que só acontece por lá é o encontro do Rio Imbassaí com o mar, que deixa a água mais morna, proporcionando momentos de relaxamento. A Lagoa Jauara é ótima para praticar mergulho e snorkel porque sua água é bem clarinha.

Ainda que Imbassaí seja o melhor lugar para quem busca fugir da badalação do litoral nordestino, o destino também é muito procurado por amantes de surf, especialmente a Praia de Santo Antônio, que além de ter uma ótima infraestrutura comercial é a menos tumultuada de lá. 

Outros lugares interessantes para conhecer por lá são: Praia do Forte, muito explorada pelos turistas e pescadores; Costa do Sauípe, o paraíso dos resorts; e Guarajuba a mais encantadora da lista.

Fernando de Noronha, Pernambuco 

fernando-de-noronha

A poucos quilômetros de Recife está Fernando de Noronha, o point brasileiro oficial de vários famosos ao redor do mundo. O arquipélago atrai tantos turistas graças a exclusividade e cuidado especial que tem com seus encantos naturais.

A manutenção da biodiversidade local é levada tão a sério que a entrada dos turistas é controlada durante todo o ano. Não é atoa que em relação ao turismo de natureza, Fernando de Noronha é o melhor destino de praia do país. 

Snorkel e mergulho autônomo ou livre estão na lista de atividades populares entre os visitantes. Porém, é necessário tomar alguns cuidados para aproveitar as atrações turísticas da ilha, como, por exemplo, não passar protetor solar antes de mergulhar nas piscinas naturais, já que o creme pode prejudicar a vida marinha. 

Tome cuidado ao mergulhar também, porque em hipótese alguma você deve tocar nos corais, que são bem frágeis. 

Praticar trekking, mergulhar com golfinhos, passear de buggy pelo litoral e observar a desova das tartarugas protegidas pelo Projeto Tamar são algumas das atividades imperdíveis de Noronha. 

Para aproveitar o dia, procure a Praia do Sancho, Praia do Leão, Praia da Atalaia e Praia da Baía dos Porcos. 

Apesar de serem as mais procuradas, são consideradas as mais bonitas também. 

O cenário é tão maravilhoso que você dificilmente irá se importar em se alimentar somente na sua acomodação, que geralmente oferecem ótimo atendimento.  

A temperatura varia entre 25º e 30º Celsius praticamente durante o ano inteiro, dessa forma, Noronha funciona em qualquer época, independente do mês que você for viajar. 

Bombinhas, Santa Catarina

bombinhas

Em meio à paradisíaca Florianópolis e o popular Balneário Camboriú está Bombinhas, um achado surreal na costa de Santa Catarina que promete agitar suas férias no sul do país. 

O que mais chama atenção, sem dúvidas, é sua natureza intocada que parece resistir a passagem do tempo. Ainda que o destino receba mais de 1,5 milhões de turistas por ano, continua sendo referência quando o assunto é preservação ambiental. 

Bombinhas oferece hospitalidade, segurança e muitas belezas naturais a seus visitantes, que podem escolher entre 39 praias diferentes para aproveitar o dia. A praia da Sepultura, da Lagoinha e dos Ingleses são as mais populares entre os visitantes, já que nelas o mar é mais calmo e a água bem cristalina. 

Realizar o Safári de Bombinhas é um ótimo passeio para conhecer alguns pontos da região em um dia só, já que o tour parte de Bombas, passa por Bombinhas, Praia de 4 ilhas, Praia do Mariscal e para na Praia da Conceição. 

O mergulho ecológico tem muitos adeptos na região, sendo assim, não perca a oportunidade de mergulhar na Ilha do Arvoredo, preservado pela Reserva Marinha Biológica do Arvoredo. Essa atração turística é tão exclusiva que apenas 20 sortudos por dia podem aproveitar a oportunidade única de mergulhar neste paraíso, que oferece até 25 metros visíveis de profundidade. 

Mesmo que você não consiga o acesso ao arvoredo, opte pelo snorkel. O mergulho com a nadadeira, canudo e máscara já é o suficiente para qualquer mergulhador amador contemplar a biodiversidade marinha do local. 

A melhor época para visitar Bombinhas é entre fevereiro e abril, quando a quantidade de turistas dá uma boa amenizada e as temperaturas continuam agradáveis para curtir o dia. 

Agora que você conheceu um pouco sobre estes 5 destinos imperdíveis no litoral brasileiro, resta apenas separar o protetor solar, juntar a família e partiu praia! 

Gostou de conhecer estes destinos imperdíveis no litoral brasileiro? Então compartilhe esse artigo em suas redes sociais e continue nos acompanhando pelo Facebook e Instagram para mais dicas de viagens.

One Comment on “5 Destinos imperdíveis no litoral brasileiro”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *