O-que-fazer-em-recife-e-olinda-dupla-imbativel-do-nordeste

O que fazer em Recife e Olinda: dupla imbatível do Nordeste

AndreaDicas de ViagemComentar

O Nordeste brasileiro é referência mundial quando se trata de discussões sobre paisagens litorâneas, receptividade turística e riquezas culturais, arquitetônicas e sociais. Recife e Olinda são expoentes bastante conhecidos desses debates e atraem milhares de pessoas todos os anos para conhecer suas belezas naturais. É muita informação para ser digerida e nós vamos te ajudar com algumas dicas e noções básicas do que fazer em Recife e Olinda.

Quais são os melhores meses para viajar? Quais são os principais pontos turísticos? E se eu quiser conhecer a cultura e o turismo religioso enquanto estiver por lá? Acompanhe o texto a seguir para as respostas dessas e de outras perguntas.

Quando ir?

Todo o litoral nordestino é extremamente procurado em época de férias escolares, alto verão e no período de inverno, já que lá nunca é realmente muito frio. O recomendado é que você tente evitar essas épocas para que consiga fugir da superlotação das praias, restaurantes e pontos turísticos. Os melhores meses, portanto, são outubro, novembro, março e abril.

Caso você esteja em dúvida do seu próximo destino, mas queira se jogar nas ruas cheias de gente de Recife e Olinda, o recomendado é que você compre suas passagens para o carnaval! Neste estilo de viagem, é sempre importante fechar todos os detalhes com uma boa antecedência para evitar os perrengues, mas nessa época do ano as cidades se enchem de música, ritmos, folia, cores e pessoas do mundo inteiro.

Praia de Boa Viagem

Esta praia está entre as mais famosas do Recife, seus sete quilômetros de orla reúnem uma quantidade grande de pessoas de todas as tribos e lugares do globo. Com areia branca, coqueiros, espaço para corrida, águas mornas e piscinas naturais, a Praia de Boa Viagem é um verdadeiro cartão-postal feito pela natureza! Ali você encontra uma infraestrutura completa de bares, restaurantes e quiosques para aproveitar a vista e um lindo dia de sol.

É importantíssimo lembrar, porém, que esta praia é famosa por ataques de tubarão. Fique sempre atento às placas! Tudo é muito bem sinalizado e patrulhado pelo corpo de bombeiros, basta estar alerta e respeitar a sinalização para estar protegido. Monte sua bolsa para praia e aproveite sem medo!

Casa da Cultura

Situada no bairro Santo Antônio, a Casa de Cultura de Recife é um presídio desativado e com um ótimo trabalho de repaginação sem deixar a história do lugar para trás, ela abriga galerias de arte nas celas. Tombado como Patrimônio Histórico, a estrutura inclui 130 lojas que oferecem ao público arte popular, artesanato, bonecas de pano, peças entalhadas em madeira nobre e muitos tipos de redes e tapetes típicos de Pernambuco.

A Casa de Cultura em si já é um lugar muito recomendado por todo o seu peso histórico, mas o seu entorno é igualmente único. Ao ar livre, existe um pequeno palco para apresentações artísticas e culturais. Muitas bandas, artistas solo e grupos de danças típicas do folclore pernambucano se apresentam semanalmente, não deixe de conferir!

Mergulhar nos Naufrágios

Mergulhar pode ser muito romântico e uma ótima atividade para quem está em lua de mel. Conhecida como a “Capital Brasileira dos Naufrágios”, o litoral de Recife tem 18 embarcações naufragadas em uma região batizada de Parque Artificial de Naufrágios de Pernambuco. No mergulho você pode entrar em contato com mais de 170 espécies de peixes, moluscos e crustáceos; as águas do litoral são mornas e extremamente convidativas para o mergulho (em torno de 28º).

Oficina de Cerâmica Francisco Brennand

Não é sempre que temos a oportunidade de visitar a oficina de trabalho de quem é considerado o principal escultor vivo do Brasil. É isso mesmo, o ateliê de Francisco Brennand fica aberto à visitação e é localizado em um antigo engenho de cana da época do Brasil Colonial. Você pode ter contato com inúmeras esculturas, caminhar pelos jardins e de quebra, entrar em contato direto com as obras de quem criou o obelisco no Marco Zero de Recife.

Pôr do sol no Alto da Serra

Nesta área estão localizados alguns dos pontos turísticos mais famosos de Olinda: o Elevador Panorâmico e a Igreja da Sé. No Alto da Serra você pode encontrar inúmeras lojinhas e barracas que vendem aquele legítimo artesanato local que nenhum turista sai sem comprar alguma lembrancinha. Para quem é ligado no Turismo Gastronômico também pode ser uma ótima dica de passeio, já que ali, mulheres pernambucanas colocam seus fogareiros nas calçadas e oferecem tapiocas típicas com uma grande variedade de sabores. (lembre-se de experimentar a de queijo com coco!)

Recife Antigo

Parte inerente da paisagem recifense é a arquitetura. O chamado “Recife Antigo” é muito conhecido nos roteiros de turismo em Recife e Olinda. A atmosfera dessa região é única, as casas coloniais, as ruas de paralelepípedo, o marco zero e os edifícios neoclássicos contribuem para uma experiência belíssima.

Bairros de Santo Antônio, São José e Boa Vista

Se você é como nós, apaixonado pela história de Recife, estes bairros contém um conjunto arquitetônico de muita importância cultural. A Praça da República, a Capela Dourada e a Catedral de São Pedro dos Clérigos são exemplos de localidades rodeadas de jardins, construções neoclássicas e uma forte expressão do movimento artístico Barroco. Mas não é só de passado que esses bairros são feitos, fique à vontade para tomar uma cerveja gelada nos inúmeros bares que se situam ali.

Igreja e Mosteiro de São Bento

A Igreja é considerada a mais rica de Olinda e possui o estilo arquitetônico chamado Barroco. Acredite, dentro dela as paredes são de cedro talhado e coberto de ouro. O altar possui 14 metros de altura e, também, é folheado a ouro. Este altar é tão bem trabalhado artisticamente que já foi exposto no Museu Guggenheim de Nova Iorque. Nas manhãs de domingo os monges saem para abrir as portas de jacarandá e começam uma missa cantada, a experiência é única.

Programe sua viagem

A Portofino é uma agência de turismo que auxilia nas escolhas da sua programação e trabalha para proporcionar dias incríveis para a sua viagem. Se encantou com as possibilidades de lazer e descobrimentos de Recife e Olinda? Entre em contato conosco e prepare sua mala para ir às belíssimas praias do litoral pernambucano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *