7-pontos-turisticos-de-sao-luis

7 Pontos Turísticos em São Luís

AndreaDicas de Viagem2 Comments

A cidade de São Luís, capital do Maranhão, tem uma história com desdobramentos diferentes do resto do país. Sua fundação, em 1612, já foi curiosa por ter sido a única capital do Brasil a ser fundada por franceses. Anos mais tarde foi invadida por holandeses e, por fim, colonizada por portugueses.

Essa mistura de nacionalidades durante a história da capital maranhense fez com que a região recebesse influências distintas na construção da sua cultura, sociedade e arquitetura. Os pontos turísticos da região exemplificam muito bem as interferências dos três países e, ao adicionar as paisagens paradisíacas, São Luís se torna uma cidade única.

Caso esteja em dúvida para fechar sua próxima viagem e São Luís está na sua lista, programe-se para os meses de junho a setembro. Neste período o tempo na região é firme, com pouca ou nenhuma previsão de chuva e é neste período que acontecem as principais festividades da capital.

  1. Teatro Arthur Azevedo

Construído no século 19, o Teatro Arthur Azevedo é o segundo mais antigo do Brasil. No auge do ciclo do algodão na região, foi edificado no estilo rococó quando os portugueses colonizaram a cidade. Seu nome é uma homenagem a um dos mais ilustres escritores maranhenses e ainda está ativo oferecendo uma programação de peças e cursos que vale a pena se programar para conferir de perto.

  1. Palácio dos Leões

Este nome se dá porque dentro da estrutura do Palácio, atual sede do Governo, existem duas esculturas belíssimas de leão na entrada. Exemplo da arquitetura francesa do estilo neoclássico, o interior é aberto à visitação e te oferece uma imersão na decoração original com mil peças vindas da França dos séculos 18 e 19. São porcelanas, tapeçarias, quadros, mobiliário e gravuras que te permitem viajar séculos na história.

  1. Casa do Maranhão

Já percebemos que a capital é uma cidade repleta de história. A Casa do Maranhão fica perto da Rua Portugal, outro ponto turístico em São Luís, e oferece ao público exposições culturais permanentes sobre o folclore, as lendas, a história e as tradições maranhenses. O casarão neoclássico do século 19 é uma ótima pedida para um passeio a pé pelo centro histórico da cidade.

  1. Igreja da Sé

Também conhecida como Catedral Metropolitana, a Igreja da Sé é um dos monumentos mais antigos do Maranhão e é uma homenagem a Nossa Senhora, protetora dos portugueses na Batalha de Guaxenduba. A construção passou por uma série de reformas desde que foi erguida, em 1622, e hoje em dia é considerada Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, com destaque ao seu altar-mor que data do século 17 e é apontada por especialistas como um tesouro da arte barroca brasileira. Não é preciso ser religioso para conseguir sentir e identificar a importância da Catedral, é bastante palpável a riqueza cultural e histórica no local.

  1. Lagoa de Jansen

A única atração da nossa lista que fica em uma região mais urbana de São Luís, não perde em nada para as outras. A mistura de natureza e construções contemporâneas da Lagoa constroem uma paisagem diferente que pode ficar de plano de fundo para a sua caminhada. A Lagoa dispõe de uma estrutura completa de lazer com pista de corrida, quadras esportivas e diversas opções de restaurantes por seu caminho. É bom pontuar, porém, que por estar mais próximo da cidade, a região possui aquele cheiro mais característico de cidades grandes e menos sensação de ar puro. É recomendado, também, programar-se para visitá-la enquanto ainda está de dia para evitar transtornos em locais mais isolados da Lagoa.

  1. Espigão Costeiro e letreiro Ilha do Amor

O espigão foi construído em 2014 como uma alternativa para conter a erosão e a força da maré na praia da Ponta D’Areia. Esta interferência acabou criando mais um cartão postal na cidade. O espaço com 527 metros de calçadão, viabiliza passeios de bicicleta, corrida, patins e possui uma estrutura para a prática de Stand Up Paddle. O famoso letreiro Ilha do Amor também está na região então já pode preparar para a selfie.

  1. Praia São Marcos

Arrume as suas malas para a praia! A praia de São Marcos é a mais conhecida de São Luís e conta com uma orla cheia de opções de quiosques, bares e restaurantes de comida típica da região. A vista do mar, das dunas e do Forte de São Marcos são lindíssimas e justificam a localidade como um dos pontos turísticos em São Luís. Para quem gosta de surfar, a praia de São Marcos é conhecida por ondas fortes e indicada para a prática do kitesurfe. Caso você planeje viajar com os filhos, esta praia oferece aos seus visitantes alguns parquinhos pequenos para que as crianças também possam se divertir. Depois de anoitecer os bares do calçadão liberam música regional ao vivo, sendo um ótimo convite para quem gosta da vista do mar a noite.

Faça a sua viagem com a gente

A Portofino turismo leva em consideração todas as suas demandas e desejos de roteiro para te ajudar a programar a sua viagem dos sonhos. Os pontos turísticos de São Luís são um exemplo do tanto de coisas que possíveis de se fazer com uma viagem bem organizada e com os roteiros traçados. Entre em contato conosco e se permita viver experiências incríveis nas praias do nordeste brasileiro.

2 Comments on “7 Pontos Turísticos em São Luís”

    1. Olá Pedro como vai?
      Poderia nos passar um numero de whatsapp para podermos te enviar informações?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *