Haiku-Stairs

Stairway To Heaven No Hawaii (Haiku Stairs)

AndreaDicas de ViagemComentar

Você curte aventuras? Gosta e sabe apreciar vistas de tirar o fôlego? Você quer chegar próximo do céu? Pois se sua resposta foi sim recomendo que você coloque o Havaí no roteiro de sua próxima viagem. Especificamente a ilha de Oahu, onde está situada a famosa Escada de Haiku ou “Stairway to Heaven”, como também é conhecida. Com certeza um daqueles lugares para se visitar antes de morrer.

Uma trilha de exatamente 3.922 degraus contendo subidas incrivelmente íngremes em alguns lugares, mas que a cada passo vai revelando paisagens de tirar o fôlego. Chegar ao seu topo é estar frente a frente com um dos cenários naturais mais belos da Terra. Loucura? Pois saiba que quem já subiu, e não foram poucos, relataram que todo o esforço vale muito a pena e que se sentiram como se realmente tivessem chegado ao céu, enquanto contemplavam todas as montanhas, vales e águas que corriam sob seus pés.

Apesar da impressionante vista, é proibido subir a Escada de Haiku. Mas,muitas vezes isso só acontece na teoria, pois dificilmente uma placa impediria Andarilhos aventureiros de se arriscarem na subida. A verdade é que a trilha não é traiçoeira e nem a mais difícil do Havaí, mais intimida e também possui seus perigos. Principalmente para os que não estão com preparo físico em dia já que a subida costuma durar cerca de 2 horas e exige muito das pernas.

A dica prática é chegar na Stairway to Heaven bem cedo, antes do raiar do dia e do guarda de segurança aparecer e apreciar um nascer do sol único de seus degraus. Não se esqueça de levar mantimentos e equipamentos básicos (luvas, botas, kit de primeiro socorros …) para aguentar a aventura. Também é sempre bom deixar alguém avisado de onde está indo; e se você tiver fobia por lugares altos aconselho a não encarar esta escadaria, pelo menos não enquanto você não aprender a controlar totalmente esse medo. Por fim, prossiga por sua conta e risco.

A subida é totalmente vertical!

Um dos motivos de iniciarmos a trilha de madrugada é porque o local é fechado pelo governo, ou seja, é ilegal ir até lá. Todos os dias existem seguranças na entrada da trilha para mandar você de volta ou te dar uma multa, então é necessário chegar antes dos seguranças. Esse hike é proibido porque a entrada da trilha fica em um bairro residencial, e os moradores não gostam do barulho causado pelos aventureiros durante a madrugada. Eu acredito que existam outros problemas em abrir para o público, mesmo porque pode ser perigoso. O segundo motivo de se sair as 2 da manhã, é porque quando você chega ao topo, é uma das mais bonitas visões da ilha para assitir o nascer do Sol. É aquele momento único que você vai se lembrar pelo resto da vida. Bom, se não lembrar pela beleza, vai lembrar pelo esforço da aventura!

No bairro chamado de Haiku Village existem duas entradas para iniciar a trilha, não existe sinalização, mas você acaba encontrando muita gente chegando no mesmo horário e pode seguir algum grupo que saiba pra onde está indo. Uma vez que entrou no portão 1, segue direto, passa por uma área com diversos bambus e entra em uma trilha a esquerda. Segue mais um pouco a frente e preste atenção a sua esquerda pois terá outra entrada, uma nova grade que você precisa ultrapassar. Após passar essa grade vai encontrar o início das escadas.

Essas escadas foram construídas em 1942, na época da segunda guerra mundial, e o objetivo foi colocar antenas no topo para poder se comunicar com a frota naval.

Hoje em dia a “Stairway to Heaven” é a diversão de muitos aventureiros que passam e moram no Hawaii.
Enquanto você vai subindo durante a noite, não é possível perceber o quão alto você está, e nem o quanto perigoso pode ser uma deslizada. Uma vez que se chega no primeiro ponto de parada, conforme o dia vai clareando, você percebe que escalou paredões tão altos que poderiam te fazer desistir se conseguisse enxergar!

São 3 bases para descansar antes de chegar no topo. O caminho é longo e vale a pena! É possível enxergar a ilha praticamente em 360, animal!

Se você tem problema com altura, essa é uma ótima oportunidade para vencer esse medo.

Dicas:
– Leve pouco peso na mochila, você só precisa de água, algo para comer, lanterna e máquina fotográfica.
– Tente escolher um dia ensolarado para subir, do contrario, pode ser que você só veja nuvens. E se chover fica mais perigoso.
– Vá em grupo, ou pelo menos com mais uma pessoa.
– Não desista, vá até o fim!

Essa é uma viagem para aqueles extremamente aventureiros, pois corre-se o risco de ser multado (afinal, é ilegal a subida) e também é necessário equipamento adequado para garantir que seu passeio seja seguro! 

FonteFonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *