o-que-facer-em-jericoacoara2

O que fazer em Jericoacoara?

AndreaDicas de Viagem1 Comment

Jericoacoara é uma vila que, apesar de pequena, é um dos destinos mais procurados entre brasileiros e turistas do mundo inteiro. E não é para menos, já viu fotos deste lugar? O cenário é paradisíaco e repleto de paisagens naturais inesquecíveis como dunas, praias, lagoas e mangues.

É um lugar que consegue se adaptar a quase todos os tipos de necessidade. É indicado para lua de mel, férias em família, ano novo com os amigos ou o tão esperado sossego depois de um ano inteiro de trabalho e correria. Tudo que você tem direito em um destino natural do nordeste brasileiro você encontra em Jericoacoara.

Separamos as informações mais importantes para que você arrume sua mala e conheça a praia que já teve seu lugar na lista dentre as dez mais belas do mundo!

Quando ir para Jericoacoara?

Por mais que Jeri esteja localizada no Ceará, estado brasileiro famoso pela grande quantidade de dias seguidos de sol, ainda assim existem épocas de chuva. Os meses considerados mais chuvosos de lá estão entre abril e junho, com volumes tão grandes de chuva que as famosas lagoas da região ficam até mais profundas. Depois disso, lá para o mês de agosto, as horas de sol aumentam e começa a época de seca. Algumas das lagoas chegam a secar!

Em agosto, combinando com a época de mais calor e sol, os europeus costumam estar de férias o que lota a cidade de estrangeiros. Essa combinação entre as férias europeias e a alta temporada da região, culmina em aumento de procura e de preços das atividades mais famosas. Fique de olho!

Medidas de segurança contra coronavírus

A Prefeitura de Jericoacoara divulgou um decreto no dia 8 de agosto estipulando medidas de segurança sanitária para a reabertura do turismo na região. Foi o primeiro município do Ceará a realizar um isolamento mais severo de seus moradores e restringir a entrada de turistas nas suas praias.

Essas medidas inteligentes fizeram com que Jeri apresentasse a menor taxa de letalidade e mortalidade do estado e estar liderando a redução do número de casos de transmissão do vírus. Os hotéis, pousadas e hostels estão autorizados a voltar a fazer reservas desde que sigam à risca todas as medidas de proteção e protocolos sanitários. Além disso, os restaurantes, barracas e quiosques podem reabrir das 7h às 18h, mas só com 50% da sua capacidade total.

O que fazer em Jericoacoara?

Em 1994, Jericoacoara foi considerada pelo jornal americano Washington Post uma das melhore praias do mundo! Depois disso sua fama só aumentou e seu infraestrutura acompanhou todo esse reconhecimento. Vários outros sites renomados de turismo e aventura como o Guia 4 Rodas, a Lista das Melhores da Terra do Huffington Post e o TripAdvisor colocaram o município em destaque nas suas análises e listas das melhores localidades mundo à fora. Veja a seguir, alguns exemplos belíssimos de lugares para você não se esquecer de colocar no seu roteiro.

Conhecer a Pedra Furada, Lagoa Azul e Lagoa do Paraíso

A Pedra Furada é o cartão postal oficial de Jericoacoara. E não é exagero, do meio de junho até o final do mês de julho, o pôr do sol acontece “dentro” da Pedra e atrai inúmeros visitantes para acompanhar este momento. Se você quer evitar aglomerações (super indicado pela pandemia, inclusive) opte por conhecer o lugar antes mesmo do sol nascer. A incidência da luz solar na Pedra é um espetáculo igualmente emocionante.

A Lagoa Azul e Lagoa do Paraíso, ficam bem próximas uma da outra e é possível conhecer as duas no mesmo dia, dependendo da fase da Lua. Isso porque os trechos podem se unir ou se separar pela maré. Sabe aquelas fotos de pessoas na rede dentro do mar? Pois então, é aqui mesmo que elas são tiradas! Ao redor das praias você encontra restaurantes, pousadas, clubes de praia e quiosques com comida local.

Ir até Tatajuba

A Lagoa de Tatajuba fica no lado oeste do município e é o lugar reconhecido por suas piscinas naturais e redes dentro d’água. É aqui que os famosos esquibundas e tirolesas acontecem! Tudo vai depender do nível de adrenalina que você está preparado, existem opções mais altas e mais baixas. O preço gira em torno de 15,00 reais e você pode descer novamente entre duas a quatro vezes dependendo da empresa que fizer o serviço. Ah, aproveite para relaxar e beber alguma coisa, existem ótimas opções de drinks e petiscos perto das piscinas e tirolesas.

Passeio de Buggy

Famosíssimo no nordeste brasileiro, o passeio de buggy é super cotado em Jericoacoara e rende ótimas lembranças de divertimento. A média de valor é de 75 reais por pessoa, podendo ir até 4 em cada buggy. Existem algumas opções de empresas autorizadas e com alvará para realizar os passeios, se informe e faça com segurança.

Caminhar até a Pedra Furada

Para chegar à Pedra Furada existem duas opções: caminhar pela beira-mar ou pelo Morro do Serrote. O primeiro caminho pode durar meia hora de caminhada a partir do canto direito da vila só sendo possível na maré baixa. Já pelo Morro do Serrote, o caminho pode ser feito sob quaisquer condições de maré e dura aproximadamente 40 minutos de caminhada de subida e descida.

Duna do Pôr do Sol

A partir das 17 horas as pessoas começam a subir e se juntar na Duna para assistir juntas a este espetáculo natural. A dica aqui é tentar chegar mais cedo para garantir um ótimo lugar para acompanhar. É possível até, dependendo da época, acompanhar o sol se pondo de um lado e a lua nascendo de outro, dá para imaginar?

Não deixe para depois

A Portofino Turismo vai te ajudar a garantir o melhor do divertimento e paisagens paradisíacas com toda a segurança e informação necessárias para aproveitar cada minutos do sonho de Jericoacoara. Entre em contato conosco e conte aos nossos profissionais quais são as suas maiores curiosidades sobre a região para montarmos seu roteiro personalizado.

One Comment on “O que fazer em Jericoacoara?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *