O legado feminino no artesanato brasileiro – um roteiro cultural e histórico

AndreaDicas de ViagemComentar

Falar sobre artesanato pelas mãos de mulheres é falar sobre cultura e ancestralidade brasileira. Historicamente, a família tradicional era formada pelo homem que saía para trabalhar durante o dia enquanto a mulher ficava em casa cuidando do lar, dos filhos e realizando tarefas domésticas. 

Para passar o tempo, muitas dessas mulheres adotaram a prática do artesanato, uma arte criada através de suas próprias mãos. Ela pode ser realizada com os mais diversos materiais, como cordas, barro, tecidos, entre tantos outros, e ter as mais diversas finalidades, seja a confecção de uma peça de roupa ou um artigo de decoração para a casa. 

De acordo com dados levantados pelo SEBRAE em 2018, o comércio do artesanato é 77% composto por mulheres. Elas dominam este espaço da cultura e do mercado nacional pelos aprendizados que foram passados de geração em geração, de mãe para filha, de avó para neta. 

No Brasil, há diversos locais turísticos que valem a pena ser visitados para que o artesanato local seja valorizado e tenha sua história contada. A seguir, conheça alguns dos melhores roteiros nacionais para conhecer as artesãs brasileiras, suas artes e sua importância na cultura do país.

Costa do Sauípe

No litoral norte da Bahia, no município de Mata de São João, está localizado um dos maiores paraísos tropicais não apenas do Nordeste, mas do Brasil. A Costa do Sauípe é um resort all inclusive que proporciona ao turista experiências únicas e memoráveis ao introduzi-lo à cultura baiana. 

Você pode aproveitar as belas praias da costa baiana, onde diversos coqueiros se espalham próximos ao mar e rios de água doce misturam-se às águas do Oceano Atlântico.

Dentre uma das experiências proporcionadas, há o Projeto Berimbau, voltado exclusivamente para o artesanato local. 

Uma das atividades mais tradicionais da região é a produção de acessórios e objetos através do trançado em piaçava, uma espécie de palmeira comum e muito característica na cidade. Esta técnica está enraizada nos moradores da região pela ancestralidade dos indígenas tupinambás.

Nesse projeto, criado pelo Instituto Berimbau em conjunto com a Copartt (Cooperativa de Artesanato de Trançado Tupinambá), as artesãs locais da cidade ensinam aos turistas como confeccionar diversos produtos, como cestas e bolsas, através do trançado.

Vale do Jequitinhonha

Embora os moradores do Vale do Jequitinhonha vivam uma vida bem simples, a beleza da natureza ao seu redor chama a atenção de qualquer um que decida passear por lá. 

Por esse motivo, e para impulsionar o comércio local, as mulheres das quatro comunidades do vale juntaram-se para formar o Conselho das Artesãs do Vale do Jequitinhonha. São elas: Campo Alegre, Coqueiro Campo, Cachoeira do Fanado e Santana do Araçuaí.

O grupo foi criado sem fins lucrativos e tem o objetivo de divulgar a arte regional dos artesanatos de barro. As bonecas de cerâmica são as peças mais conhecidas e mais características da região, mas as mulheres também confeccionam pratos, filtros de barro, vasos, flores e muito mais. 

Para entreter os turistas e contar as histórias de suas ancestrais e seus aprendizados, as artesãs criam canções e danças durante as rodas de ciranda. 

Quem está em busca de visitar o Vale, é muito bem recebido na casa das próprias artesãs, como em Coqueiro Campo, na casa de Deuzani, que hospeda os turistas nos quartos de sua casa, fornecendo alimentação, aconchego e muito aprendizado cultural.

Caminho do São Francisco

Alagoas é muito mais do que suas belas praias. O estado possui um sertão recheado de história e cultura enraizados nas terras do Caminho do São Francisco. A rota dura cerca de cinco horas para ser completada e passa pela extensão do rio São Francisco, ou Velho Chico, e pelas comunidades ao seu redor.

As belas paisagens dos cânions e das águas são muito conhecidas pelos brasileiros por serem utilizadas diversas vezes em filmes, novelas e séries que se passam na região do sertão alagoano. 

Ao longo do trajeto que passa por 12 cidades, é possível experimentar o melhor cardápio típico da região, dançar um forró nordestino e até mesmo conhecer o artesanato local. As artesãs da região criam produtos de renda, bordados e de madeira, entalhando troncos com imagens da natureza alagoense.

Por ser uma atividade que demanda boa parte do seu dia, é bom reservar um dia inteiro para sua realização. Dessa forma, é possível aproveitar tudo que o sertão alagoano tem para oferecer em sua plenitude da maneira mais proveitosa.

Pampas Gaúchos

O Rio Grande do Sul possui um grande comércio de artesanato, especialmente em produtos confeccionados a partir da lã de ovelhas e tecelagens. Os ambientes rústicos da região, pertencentes aos ancestrais tropeiros, proporcionam uma experiência de volta ao passado aos turistas que passeiam em locais como o Caminho Farroupilha.

A Semana Farroupilha, que acontece no período do feriado de 20 de setembro no estado gaúcho, é a melhor época para a visitação da região. É possível aprender sobre a cultura rio-grandense, suas músicas, culinárias, danças e artes no geral. 

As artesãs locais ainda mostram aos turistas como é realizado o processo da utilização da lã em seus produtos, desde a extração do material até o momento em que ela é fiada, tingida e feltrada no tear. 

Viaje com a Portofino Turismo

Entre em contato conosco e vamos planejar juntos a sua próxima aventura. Para mais informações sobre destinos de viagens, não deixe de seguir a Portofino Turismo no Instagram e de acompanhar nosso blog com dicas de viagens!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *