O charme e irreverência das Rochosas Canadenses

AndreaDicas de ViagemComentar

Popular por seus encantos naturais, lagos alpinos impressionantes, inúmeros picos cobertos de neve e atividades ao ar livre, os parques nacionais esculpidos pela natureza de Banff e Jasper formam a região mais bonita das montanhas Rochosas Canadenses. 

Além de deixar os turistas extasiados diante a magnitude das montanhas, outro fator que chama atenção é o tom surreal dos seus lagos que, por serem constituídos por água glacial, formam uma coloração ímpar e muito especial. 

Ainda que o contraste no cenário se transforme de acordo com a época do ano, é inegável a grandiosidade e magnetismo deste destino que recebe diversos turistas por temporada. 

Entre os meses de novembro a março as Rochosas costumam receber um fluxo menor de visitantes, já que no inverno os lagos congelam e muitas estradas ficam fechadas, dessa forma, as atividades turísticas limitam-se ao esqui e snowboard.

Já no verão a movimentação entre os turistas aumenta bastante, uma vez que as paisagens ficam deslumbrantes, o clima é extremamente agradável e as chances de observar de perto a vida silvestre é grande. 

Se você planejar sua viagem entre as últimas semanas de junho ou começo de setembro, prepare-se para encontrar com antílopes e ursos, prepare a câmera e boa sorte!

Principais atrações turísticas das Rochosas Canadenses

Viva a graça e magnetismo de Banff 

A aventura começa assim que você desembarca no Aeroporto de Calgary e vai até seu destino de Brewster Express um ônibus rápido e eficiente, responsável pelo transfer até Banff, Jasper, Canmore, Lake Louise e Kananaskis.  

O automóvel é equipado com assentos de couro e espaço generoso para as pernas, wifi, janelas panorâmicas e comodidades de última geração que vão te ajudar a curtir os encantos das montanhas Rochosas antes mesmo do check in no hotel.  

O ponto de partida mais comum para explorar os atrativos das montanhas Rochosas é por Banff, uma província recheada de lagos incríveis e muitas opções de passeios. Por lá, aproveite para contemplar o cenário de Lake Louise, um vilarejo dentro do Parque Nacional de Banff que fica à 58 km de distância, aclamado como um dos maiores cartões-postais do Canadá. 

A cor do lago é majoritariamente verde-azulado, entretanto os tons costumam variar de acordo com os raios de sol. No fim de tarde por exemplo, é comum que o verde sobressaia e renda fotos espetaculares, por isso, fotógrafos de plantão atenção: os registros nas Rochosas Canadenses prometem ser surreais! 

Ao redor do parque o turista tem a opção de realizar trilhas até o pico das montanhas, inclusive, um dos caminhos mais populares tem aproximadamente 7 quilômetros e leva até a Lake Agnes Tea House, uma das casas de chá da região.

Outro lago que sem dúvidas irá chamar sua atenção é o Lago Minnewanka, o maior das Rochosas Canadenses. Para conhecer melhor seus 24 km de extensão, é possível contratar um tour guiado interativo de 60 minutos. 

Aproveite muitas aventuras e diversão na neve 

Além das atrações contemplativas, em Banff também é possível encontrar o Mount Norquay, elegante estação de esqui e tubing na neve que disponibiliza muitas opções radicais aos visitantes. 

A Via Ferrata, por exemplo, é uma experiência que possibilita escalar entre os penhascos acima do Monte Norquay ao longo de quatro rotas de tirar o fôlego. 

Já o Sightseeing Chairlift é mais do que um simples passeio de teleférico: é a oportunidade de avistar as Rochosas de um jeito ímpar, principalmente porque sua estrutura tem quase 7 mil pés de altitude e dá acesso ao histórico Cliff House Bistro, especialista em sabores contemporâneos. 

Outra estação de esqui imperdível é a Sunshine Village que, por estar localizada em uma região muito alta, oferece neve de ótima qualidade e funciona entre novembro até maio. Além das atividades de inverno, a Sunshine também um hotel boutique – o único com acesso direto às pistas de Banff. 

Embarque em uma excursão turística guiada 

Para quem deseja conhecer a fundo a história dos pontos turísticos e não desperdiçar nenhum minuto da viagem tentando entender os mapas das Rochosas, recomendamos realizar uma excursão turística guiada, pois os guias turísticos possuem know-how suficiente para mostrar os pontos mais especiais do destino. 

As partidas geralmente acontecem em Calgary, Canmore, Banff, Lake Louise e Jasper entre meados de maio até meados de outubro. 

Explore o topo da Sulphur Mountain!

A cinco minutos da cidade de Banff você encontrará a Banff Gondola, teleférico que proporciona uma vista privilegiada do topo da Sulphur Mountain, uma das montanhas mais visitadas da região. 

O percurso dura em média 8 minutos e percorre os 2.281 metros de altura da Sulphur em cabines que comportam até 4 passageiros por vez. A infraestrutura do local é majestosa e  dispõe de boardwalk para observar os picos das montanhas. Ao chegar lá, não precisa ter pressa para voltar, já que o terminal superior oferece serviço completo com alimentos e bebidas para todos os gostos. 

Uma ótima dica é aproveitar para ir até a Banff Gondola perto da hora do almoço e desfrutar de um cardápio único, montado especialmente para realçar sua experiência nas Rochosas com sabores típicos do Canadá.

Faça uma expedição no gelo

Viver uma expedição na neve é um dos passeios mais comuns das Rochosas, por isso, não perca a oportunidade incomparável de visitar o Glaciar Athabasca entre Banff e Jasper. O tour dura 90 minutos e te leva para caminhar pelas geleiras mais antigas do mundo, além de promover a chance única de beber água glacial fresca direto da fonte.  

Já o Glacier Skywalk dispõe de um deck de observação com piso de vidro suspenso a 300 metros de altura com uma vista inspiradora para o Canyon de Sunwapta. O tour interpretativo e autoguiado durá até 45 minutos e está localizado a 10km do Columbia Icefield Glacier Discovery Center. 

Realize um cruzeiro inesquecível pelo Lago Maligne 

Sentir o vento bater no rosto enquanto navega pelo lago Maligne de Jasper é uma das melhores sensações que as Rochosas podem lhe proporcionar. O barco é pilotado pelo capitão, enquanto um guia local explica a história do destino. 

Um dos trajetos mais procurados dura até 90 minutos e termina na mundialmente conhecida Ilha dos Espíritos, aclamada como uma das jóias raras da região. 

Experimente um voo virtual na FlyOver Canada 

A FlyOver Canada é um voor virtual que realiza uma viagem de 6000 km pelo país. Durante o trajeto o turista fica com os pés suspensos, balançando em frente à uma tela esférica de 20 metros de altura com movimentos sincronizados com o filme, justamente para simular a sensação de voo. 

A experiência dura cerca de 30 minutos, não possui nenhuma barreira linguística e propõe uma alternativa diferente de conhecer os encantos do destino, além de ser uma ótima opção para dias chuvosos.  

Como pudemos perceber, existem diversas maneiras diferentes de viver momentos inesquecíveis nas Rochosas Canadenses, A Portofino Turismo pode te ajudar a fazer roteiros sensacionais e que correspondem às suas expectativas, dessa forma, resta apenas programar seus passeios e fazer as malas para aproveitar este fascinante lugar. 

Fique por dentro das nossas dicas de viagens no @PortofinoTurismo no Instagram e Facebook ou www.portofinoturismo.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *