maslenitsa

Maslenitsa: Carnaval Russo Movido A Panqueca E Vodka

AndreaDicas de ViagemComentar

Assim como no Brasil, na Rússia, as festas populares estão sempre presentes. A Maslenitsa, é uma das mais populares celebrações ortodoxas do país, comemorada durante uma semana inteira, a partir da segunda quinzena de março. O evento festeja o final do inverno e a chegada da primavera. Entretanto, ao contrário de mulheres seminuas e samba no pé, a celebração russa é marcada por comilança e uma variedade de bebidas á base da boa e tradicional vodka.

A festa pagã adaptada à tradição cristã serve como um farto banquete antes da esquálida dieta da quaresma. A variedade de pratos servidos durante o período festivo, tem como destaque o blini, um tipo de panqueca, com diferentes recheios que vão do salgado ao doce, agradando em cheio aos mais exigentes paladares. Uma delícia!

Durante a Maslenitsa, são comuns festas em locais públicos como parques, onde fogueiras, danças, músicas e brincadeiras diversas são organizadas propiciando uma integração entre todos os presentes.

Como não poderia deixa de ser, nos lares russos, a Maslenitsa também é festejada pelas famílias, que se reúnem para comemorar a data. A tradição é, aliás, algo forte na cultura russa e percebe-se facilmente como eles fazem questão de preservá-la. 

No caso da Maslenitsa, ela é um ritual que persistiu ao tempo e que pertence a uma antiga cultura pagã de veneração da natureza, de tradições agrárias e mais consciente da mudança de estações.

A Maslenitsa foi originalmente ligada ao equinócio de primavera, momento que marca o início da estação e se caracteriza pela passagem direta do sol pelo equador, fazendo com que a noite e dia tenham a mesma duração. Dos quatro pontos extremos do calendário (os solstícios e equinócios), o equinócio da primavera era o mais venerado por sociedades antigas, já que anunciava o retorno do sol após o inverno.

Bom, então se é Carnaval, deve haver desfile de escolas de samba, suor, sacanagem e tudo mais, como vemos no Brasil, certo? Errado! Na Rússia a Maslenitsa se assemelha ao Carnaval europeu. É uma festa itinerante, com as pessoas andando pelo centro da cidade, de barraca em barraca, comendo e bebendo de tudo, mas especialmente os já citados blini.

Uma coisa que acontece sempre na Maslenitsa é colocar um grande boneco feito de madeira e panos em algum ponto e queima-lo. Esse boneco é chamado Maslenitsa. Em Tomsk eles fizeram isso sobre o rio Tom ainda congelado. Essa ação é como que para “queimar o inverno”. Segundo a tradição, se a Maslenitsa queima por completo de uma vez, o inverno já está para temrinar e a primavera e o verão serão quentes e agradáveis. Se não queimar direito, ao contrário, o inverno ainda vai durar mais algum tempo e a primavera não será assim tão quente. 

No geral, a festa da Maslenitsa é como em todos os lugares. Um período para diversão de todos. Mesmo que hoje em dia as coisas já sejam diferentes  do passado. Antigamente as pessoas iam umas nas casas das outras com roupas estranhas,cantavam, dançavam, comiam, bebiam e depois iam para outra casa para repetir tudo. Naqueles tempos a cidade era menor e as pessoas se conheciam. Hoje, com as pessoas morando em prédios (antes moravam nas casas de madeira) e com a vida corrida das cidades, fica muito difícil ir à casa de alguém para fazer a mesma coisa. Mas algumas pessoas tentam resgatar essas tradições, bem como acontece no Brasil, que alguns tentam trazer de volta os blocos carnavalescos de antigamente.
 

Gostou da matéria? Acompanhe nosso Facebook e veja muito mais! 

FonteFonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *