costa rica riqueza em beleza

Costa Rica: Riqueza em beleza e biodiversidade

AndreaDicas de ViagemComentar

A Costa Rica é um país que não é muito selecionado pelos brasileiros, mas os norte-americanos e europeus já exploram o país que é considerado um dos melhores a se visitar na América Latina a muito tempo.

Cerca de 25% do território costarriquenho corresponde a área de conservação, além disso é um dos países mais correto ecologicamente no mundo, lá é onde fica 4% de toda a biodiversidade do planeta, o país tem 35 parques nacionais e 8 reservas biológicas.

Localização

Localizado na América Central, o país faz fronteira ao sul com o Panamá e ao norte com a Nicarágua, cortado por cordilheiras, é conhecido por sua biodiversidade e dezenas de vulcões (muitos ativos, inclusive).

Costa Rica é um país pequeno mas que tem uma ótima localização, já que é banhado ao leste pelo Oceano Atlântico (Mar do Caribe) e ao oeste pelo Pacífico. 

Documentação 

Para os brasileiros é exigido o passaporte válido e certificação internacional de vacinação, provando que o turista está vacinado contra a febre amarela.

Com a pandemia causada pelo Coronavírus, o país não exige o exame PCR, mas é necessário ter o seguro viagem que cubra as despesas médicas, hospitalares e acomodação decorrente de uma eventual infecção.

Clima

A Costa Rica é um país quente durante todo o ano, mesmo que a tenha diferença de clima e temperatura nas montanhas, florestas e vulcões. O local possui duas estações bem definidas: a estação seca que vai de novembro a abril e a estação chuvosa de maio a outubro. 

Regiões da Costa Rica: Vale Central

No Vale Central mora 70% da população da Costa Rica, e compreende a região da Capital San José, Vulcão Poás, Vulcão Irazú e Turrialba.

San José da Costa Rica é a porta de entrada e saída do país, lá você pode conhecer muitos lugares, entre eles o Teatro Nacional e o Museo del Oro Precolombiano.

Quem quiser ficar por lá pode escolher fazer passeios bate e volta para conhecer os vulcões.

Regiões da Costa Rica: Planícies do Norte

Nessa região vale a pena conhecer La Fortuna e Bajos del Toro, por aqui você vai encontrar muita biodiversidade, florestas, rios, cachoeiras e vulcões. 

La Fortuna é um distrito pertencente à província de Alajuela e é lá que se encontra um dos cartões postais do país: o Vulcão Arenal. E é justamente por conta desse vulcão que a cidade é cheia de piscinas naturais de águas termais. 

Por lá também tem o Parque Místico Arenal, e é possível caminhar pelas pontes suspensas na floresta e também ver o vulcão.

Em Bajos del Toro, que fica ao norte de San José, perto do Vulcão Poás, a região fica localizada entre vales e cachoeiras, que foi declarada patrimônio cultural da UNESCO. 

As principais atrações são: Catarata del Toro e Blue Falls, mas claro que tem muitas outras cachoeiras incríveis para serem exploradas ali.

Regiões da Costa Rica: Guanacaste

Guanacaste é uma província litorânea que abriga cidades e praias como Tamarindo, Nosara, Playa del Coco e a Península do Papagayo. A região além de agitada ainda tem praias calmas e desertas.

Mas antes de chegar na Península do Papagayo ou no último dia que estiver por lá, é legal ir até o Parque Nacional Santa Rosa (um pouco mais de 1 hora de viagem), que fica na região de Nicoya do Norte, à noroeste do país.

O Parque Nacional Santa Rosa fica a 36km da cidade da Libéria, é considerado um “Patrimônio Mundial” e é a única Área de Proteção da Natureza que possui um museu dentro de seu território.

A Playa del Coco que já foi uma pequena vila de pescadores hoje conta com uma mistura de agito e muitas opções de praias. Se passar por lá, uma dica é ir até o Parque Nacional Ricón de La Vieja para fazer trilhas e relaxar em piscinas de águas termais. 

Regiões da Costa Rica: Puntarenas

Por lá  você vai poder visitar: Santa Teresa, Monteverde, Jacó, o Parque Nacional Manuel Antonio (Quepos), o Parque Nacional Marino Ballena (Uvita) e o Parque Nacional do Corcovado.

Santa Teresa, que fica na Península de Nicoya, é uma cidade praiana e que possui um grande número de turistas, lá você pode encontrar surfistas, praticantes de meditação, yoga ou pessoas que querem apenas se aproximar mais da natureza e admirar o belo pôr do sol.

Em Monteverde você terá um envolvimento com a natureza e a aventura, nas famosas florestas nubladas.

Jacó é outro destino a ser explorado para quem está em busca de uma vida badalada, além das praias por lá é possível encontrar cachoeiras, trilhas e passeios de aventura, incluindo rafting.

O Parque Nacional Manuel Antonio é considerado um dos mais bonitos da Costa Rica e figura na lista dos 12 Parques Nacionais mais belos do mundo segundo a revista Forbes/2011.

Já próximo da fronteira com o Panamá, na Península de Osa, está o Parque Nacional Corcovado, que é um dos parques que abriga a maior diversidade biológica da Costa Rica e se encontra intacto.

Regiões da Costa Rica: Caribe

Essa região é a que mais se difere do resto do país,a culinária, cultura e a arquitetura refletem a influência rastafári e população afro-caribenha.

Em Puerto Viejo de Talamanca o turista poderá relaxar ao som de reggae jamaicano e curtir as praias: Salsa Brava, Playa Negra, Cocles, Punta Uva, Manzanillo e Punta Mona.

Enquanto em Tortuguero é cheio de rios e florestas, além de ser a casa de muitos animais, inclui sete espécies de tartarugas, araras, jacarés, pato agulha e aves coloridas.

Viaje com a Portofino Turismo

Entre em contato conosco e vamos planejar juntos a sua próxima aventura. Para mais informações sobre destinos de viagens, não deixe de seguir a Portofino Turismo no Instagram e de acompanhar nosso blog com dicas de viagens!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *