cachoeira-dos-rios-dos-pardos-porto-da-uniao-sc

6 Destinos Imperdíveis E Pouco Conhecidos De Santa Catarina

AndreaDicas de ViagemComentar

Em 1504, o navegador francês Binot Paulmier de Gonneville foi um dos primeiros forasteiros a aportar nas terras que hoje são conhecidas como Santa Catarina, teria passado 6 meses por lá entre a Praia da Tainha e Canto Grande em Bombinhas em companhia dos índios carijós. Foi de lá também que partiu Álvar Núñez Cabeza de Vaca , em 1541, o desbravador que percorreu a serra do mar rumo ao Paraguai e foi o primeiro Europeu a ter contato com as Cataratas do Iguaçu. (Imagine essa cena…)  A terra que hoje é conhecida pelas belezas de Floripa e pelas cidades da serra colonizadas por alemães e italianos, sempre atraiu aventureiros e é com esse espírito que tentaremos reunir aqui destinos que ainda permanecem pouco conhecidos do grande público.

Essa é uma lista aberta, portanto qualquer um pode colaborar com ela, acrescentando novos destinos utilizando o formulário no final do post. Porém só vale postar destinos pouco conhecidos. O litoral catarinense, Florianópolis, Urubici e região e demais cidades já bastante conhecidas no turismo nacional não entram na lista.

Se você conhece algum lugar especial e pouco conhecido de Santa Catarina, inclua ele utilizando nosso formulário fácil no final do post ou deixe a dica nos comentários.

1 – Ascurra

O que fazer em Ascurra

Fenda Cruz de Pedra:  Leva este nome porque na junção das montanhas se forma um canyon e dele resulta o formato de uma cruz. É uma  fratura geológica gerada a partir da movimentação das placas tectônicas na era da Gondwana, formação continental anterior à Pangeia.  A fratura tem aproximadamente 2 a 4 m de largura, 300 de comprimento e 25 a 40 m de altura. Para se chegar até ela é preciso caminhar por uma trilha de 4 km em meio à Mata Atlântica. O percurso ida e volta leva em média 4hs dependendo do ritmo do grupo.

Serra da Leoa Parque:  Com mais de 900 metros de altitude, a Serra da Leoa é uma propriedade no topo de uma montanha repleta de belezas naturais localizada às margens das cidades de Ascurra e Rodeio em Santa Catarina. O local possui cachoeiras, riachos, lagoas, trilhas ecológicas para a prática de cicloturismo, caminhadas, mountain bike, trekking, rampa de asa-delta (quadrante leste), vista panorâmica do Vale Europeu.

Salto das Andorinhas: É uma cachoeira que possui uma queda d’água por entre as rochas, semelhantes a uma gruta. Esta gruta serve de domínio a uma espécie de andorinha que habita a região.

2 – Porto da União

O que fazer em Porto União

Salto do Rio dos Pardos:  Com 72 m de altura, é a maior queda-d’água do município. O acesso é por trilha íngreme em meio à mata abundante. Fica a 49 km do Centro, no distrito de Santa Cruz do Timbó.

Cachoeira do Rio Bonito:  Uma das mais procuradas para a prática de rapel, com infraestrutura que reúne camping e restaurante. A 48 km do Centro.

3 – Apiúna

Trekking Morro da Cruz: trilha de dificuldade média com duração aproximada de 3h, subindo por cerca de 350m. No alto, vista para a cachoeira Santa Luzia e cânion do Rio Itajaí-Açú.

Rafting: 8 km de descida em botes infláveis pelas corredeiras do rio Itajaí-Açú. Classe II a IV, ideal para quem nunca praticou o esporte.

Cachoeirismo no Baú: rapel em cachoeira de 35 m que poderá ser realizado dentro ou fora d’água. Ideal para iniciantes.

Canyoning 3 Dedos: rapel em cachoeira de 40 m, seguido por caminhada, nado e escorregas pelo ribeirão até cachoeira de 18 m para outro rapel.

4 – Corupá

O que fazer em Corupá

Trekking Morro da Igreja – Corupá/São Bento do Sul: O morro da Igreja é uma formação rochosa com 870 mts de altitude e situa-se na cidade de São Bento do Sul, mas tem acesso por Corupá por uma trilha com cerca de 2.7 Km.

Rota das Cachoeiras – RPPN Emílio Fiorentino Battistella:  No parque há  14 cachoeiras que podem ser visitadas através de 2 trilhas que percorrem o Vale do Rio Novo. A trilha Passa Águas possui 2.950m onde é possível realizar a observação da fauna e flora, com suas exuberantes árvores encontradas no local, bem como admirar a beleza cênica proporcionada pelas cachoeiras formadas no Rio Novo.  Através da Trilha do Araçá é possível chegar a última cachoeira, o Salto Grande da foto acima, tem 125m de queda.  O percurso leva em média 4h para ser realizado com segurança. Possui infra-estrutura de estacionamento, banheiros com chuveiro e churrasqueiras

5 – Alfredo Wagner

O que fazer em Alfredo Wagner

Trilha da Pedra Branca: Trilha de subida ao topo da Pedra Branca, montanha com cerca de 1666 metros de altitude. Para chegar ao local é preciso caminhar, no começo, em meio a pastagens, atravessando alguns riachos e aos poucos ir adentrando uma mata cheia de nascentes e árvores centenárias.  São cerca de 2h30 de caminhada.

Trilha dos Soldados de Sebold: Em uma paisagem belíssima na Serra do Campo dos Padres estão os soldados, que são quatro pedras dispostas sobre a formação rochosa conhecida como “Facão dos Soldados”. Com altura média de 90 metros, as formações  têm esse nome por se parecerem com quatro soldados enfileirados em guarnição à cordilheira.

Cânion Arroio Leão:  Para chegar até o Cânion Arroio Leão se utiliza a estrada Geral do Caeté, partindo do centro.  O cânion fica na propriedade da família do Lázaro Steinhauser e ele mesmo guia os turistas.  Para os visitantes existem duas opções: ir até o início do Cânion e contemplar a paisagem ou para os mais aventureiros, adentrá-lo.

6 – Doutor Pedrinho

O que fazer em Doutor Pedrinho

Cachoeira Véu de Noiva:  Trekking e rapel em queda de 63 m de altura. Para a piscina natural, são 20 minutos de trilha leve. Para chegar ao topo, mais 20 minutos. Estrada de Campina, a 10 km do Centro.

Cachoeira Negherbon II: Queda de 15 m, a 9 km do Centro.

Cascata Salto Donner: 25 m de queda, a 5 km do Centro, na margem direita da BR-477.

Cânion do Caixão: Canyoning, cascading e rapel na Gruta do Capivari (12 a 30 m), Salto Garovinha (5 e 15 m) e na Cachoeira Paulista (40 m). Fica no Vale do Capivari.

Cânion do Ferrioto:  Rapel, canyoning e trekking ao longo do rio que cruza a região.

Circuito Mochileiro:  Atravessa trilhas, pontes, plantações e jardins em dois trajetos diferentes até Benedito Novo.

 Trilha da Sapopema:  Uma experiência na terra do povo Xokleng na Serra do Vale do Itajaí/SC.  Uma trilha de 1800m no meio da Mata Atlântica nas nascentes do Rio Benedito.  Conheça esta enorme Biodiversidade e uma das últimas Reservas do Xaxim Bugio.  No final da trilha uma confraternização na cabana Xokleng com canto, histórias e o delicioso Capung, uma tradicional comida indígena assada em taquara na fogueira.

Gostou da matéria? Acompanhe nosso Facebook e veja muito mais! 

Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *